O Canadá vai suspender todas as restrições de viagem estipuladas durante a pandemia de COVID-19 em 1º de outubro.
O país não vai mais exigir a apresentação de comprovante de vacinação e de teste negativo. Também não será mais necessário inserir informações de saúde no aplicativo ou site do ArriveCan, criado pelo governo canadense, e fazer quarentena ou ficar em isolamento.
Outra mudança é que viajantes não precisarão mais usar máscaras em aviões e trens enquanto viajam pelo país. Da mesma forma, deixará de ser necessário fazer exames de saúde antes de acessar esses meios de transporte.
Atualmente, o Canadá requer que grande parte dos viajantes estrangeiros esteja completamente vacinada contra a COVID-19. A necessidade de realizar teste de coronavírus antes da chegada ao país foi revogada em abril para viajantes vacinados. Logo em seguida, o país suspendeu a exigência para viajantes não vacinados ou para crianças entre 5 e 11 anos parcialmente vacinadas.
O ministro da Saúde do Canadá, Jean-Yves Duclos, afirmou que, apesar da decisão de suspender as restrições, o Canadá ainda não está fora da pandemia. Dados do governo mostram que a situação epidemiológica do país atualmente está favorável, portanto, as medidas acabaram.
“Essa decisão novamente foi impulsionada pelas evidências que vimos nas últimas semanas e meses, que é que a transmissão e o custo da transmissão do COVID-19 em nossos profissionais de saúde, hospitais e incluindo os pacientes que viram atrasos em suas cirurgias e tratamentos nos últimos dois anos e meio agora são quase inteiramente impulsionados pela transmissão doméstica do COVID-19. É aí que precisamos investir nossa energia”, afirmou o ministro.
Via: CBC.