Capital de estado nordestino pode ter nome alterado; entenda o porquê!
João Pessoa, a capital paraibana, pode mudar de nome, sabia?
Um plebiscito para saber a preferência da população acerca da mudança do nome da cidade pode ser realizado pela Assembleia Legislativa do Estado após parecer favorável da procuradora Acácia Suassuna.
Essa história não é nova. A mudança de nome da capital já foi sugerida há 15 anos, com a fundação do movimento “Paraíba, Capital Parahyba”.
O movimento contesta a homenagem feita ao então candidato a governador da Paraíba João Pessoa. Ele foi assassinado na chamada “Revolução de 30”, evento político que encerrou a República Velha no Brasil e impediu a posse do presidente eleito por voto popular Júlio Prestes, levando Getúlio Vargas ao poder. João Pessoa fazia parte da chapa de Getúlio.
O “Paraíba, Capital Parahyba” contesta a homenagem feita ao político da década de 1930, bem como propõe rever a identidade histórica da capital paraibana.
O ex-vereador Flávio Eduardo Maroja, conhecido como “Fuba”, é um dos representantes do movimento. Segundo ele, João Pessoa não é o herói que os livros contam. Além disso, não foi revolução, mas sim um golpe que deu início à ditadura no Brasil.
O movimento não é o único que tem interesse em rever o nome de João Pessoa. Ações independentes também pedem o mesmo com base em diversas justificativas, muitas delas associadas à homenagem feita ao político.
A família Pessoa, no entanto, defende o legado do político e condena a discussão acerca da mudança do nome. A família possui membros atuantes na política do estado, como o vereador Fernando Milanez Neto.
O que diz a lei?
De acordo com a Constituição Estadual da Paraíba, a realização de um plebiscito sobre uma possível alteração no nome da capital paraibana é obrigatória. Por isso, o advogado Raoni Vita, autor da ação no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, de 2023, pediu que o TRE-PB realizasse o plebiscito em 2024, na data da próxima eleição.
Via: G1.