Carnaval 2021: cancelado ou vai ter? Veja a situação das principais festas!
A pandemia de COVID-19 modificou os planos de viagem dos turistas brasileiros. O Carnaval 2021 não foi exceção. A folia será diferente no ano que vem. Os blocos de rua, por exemplo, possivelmente não poderão circular da mesma forma na maioria dos destinos nacionais. As tradicionais festas de Carnaval deverão ser adiadas ou adaptadas para fazer jus à realidade da pandemia.
Visando ajudá-lo a fazer planos realistas para o próximo Carnaval, compilamos uma lista de festividades canceladas, incluindo também os destinos que ainda não confirmaram a realização das festas.
Então, vai ter Carnaval em 2021? Já tem Carnaval 2021 adiado com datas confirmadas? Vai ser em julho? Confira o que sabemos até agora.
O calendário diz que o feriado prolongado do Carnaval 2021 cairá nos dias 15 (segunda-feira) e 16 (terça-feira) de fevereiro. Logo, a quarta-feira de cinzas será no dia 17 de fevereiro. Por enquanto, o cenário na maioria dos destinos é de incerteza e dúvida sobre a remarcação das datas da folia de Carnaval.
Muitos municípios brasileiros desejam esperar até o próximo ano ou após as eleições municipais para tomar uma decisão de acordo com a situação da pandemia de coronavírus.
Portanto, os viajantes poderão encontrar mudanças em relação às datas das festas, desfiles e festejo dos blocos de rua no futuro. Devido à incerteza do momento atual, a atenção às notícias sobre o feriado de Carnaval deverá ser redobrada.
A realização dos desfiles de Carnaval e de eventos de grande porte poderá aumentar o número de casos de coronavírus nos grandes centros. Alguns municípios, numa tentativa de evitar esse cenário, foram obrigados a cancelar as festividades.
Segundo o Metrópoles, o Carnaval em São Paulo e em Salvador poderá acontecer entre 8 a 11 de julho de 2021. As festas acontecerão de forma unificada, embora ainda não haja declarações das prefeituras das respectivas cidades sobre como será a logística dessa comemoração. Ambas capitais esperam uma posição do Rio de Janeiro, mas é provável que a capital carioca não mude o seu posicionamento tão cedo.
Belo Horizonte é um dos grandes polos de Carnaval. No entanto, por enquanto não há uma posição concreta da prefeitura sobre o rumo da festa. O atual prefeito, que poderá deixar a gestão da cidade ou ser reeleito em 2021, afirmou que deseja transformar a festa junina em um “minicarnaval” para compensar o adiamento dos eventos. Porém, ainda é impossível afirmar se essa ideia se concretizará ou não.
A folia se encontra cancelada em Brasília. A Liga dos Blocos Tradicionais de Brasília, porém, pediu a modificação da data para o mês de agosto ou setembro de 2021, bem como o cumprimento das medidas sanitárias conforme a situação da pandemia da COVID-19.
Em outubro, os grupos realizadores do Carnaval em Fortaleza afirmaram que apenas pensarão nos preparativos pré-carnaval e na possibilidade de colocar os blocos nas ruas em 2021 se houver uma vacina eficiente. A prefeitura da cidade, contudo, ainda não se manifestou sobre a promoção ou não das festas.
A situação das festas no feriado de Carnaval em Florianópolis ainda não foi definida. De acordo com o portal NSC Total, uma decisão poderá ser tomada em dezembro.
Em Olinda, a decisão também será tomada mais para frente. A prefeitura pretende decidir sobre o Carnaval 2021 depois do período eleitoral.
A prefeitura de Porto Seguro preferiu esperar a chegada do próximo ano e de uma possível vacina para a COVID-19 para decidir se haverá festa de Carnaval na cidade.
Segundo o portal A Tarde, o diretor da Central do Carnaval, Quinho Nery, afirmou que não é prudente tomar uma decisão no momento. Caso a pandemia permaneça ou volte a se intensificar, Nery não descarta a possibilidade de o Carnaval acontecer somente em 2022.
Um dos carnavais mais amados do Brasil possivelmente não acontecerá durante o feriado prolongado em 2021. O carnaval de rua carioca foi cancelado em outubro devido à pandemia de coronavírus.
Já os desfiles das escolas de samba poderão ser remanejados para uma nova data ainda não determinada. Por enquanto, contudo, não há planos para a retomada dos eventos.
O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA) afirmou que é inviável pular carnaval enquanto não houver vacina para a COVID-19.
As festas em Recife ainda estão incertas. A prefeitura afirmou que somente tomará uma decisão em relação à folia após as eleições municipais, no fim do mês de novembro. Por enquanto, apenas foi decidido que o Carnaval somente acontecerá se houver segurança sanitária para os foliões. É provável, contudo, que os desfiles não aconteçam devido à pandemia.
Em dezembro de 2020, o prefeito de Natal cancelou o Carnaval 2021 em razão do aumento de casos na cidade.