Com chuvas intensas, Cataratas do Iguaçu registram vazão histórica: 18,6 milhões de litros por segundo!
As Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, registraram a segunda maior vazão da história no último dia 29 de outubro. Segundo a Copel (Companhia Paranaense de Energia), às 15h foram registrados 18,6 milhões de litros por segundo.
Por conta disso, a passarela mais perto das quedas d’água, a da Garganta do Diabo, precisou ser fechada temporariamente. As grades da passarela também foram retiradas como parte do protocolo de segurança do Parque Nacional do Iguaçu.
O acesso à passarela da Garganta do Diabo poderá ser liberado se a vazão reduzir para os níveis considerados seguros para a visitação ao longo da semana e não tenha previsão de uma nova alta.
O passeio turístico do Macuco Safari, um passeio de barco que chega perto das cachoeiras, também foi suspenso devido à vazão acima do normal.
No último sábado (28), também às 15h, a vazão estava em 7,7 milhões litros de água por segundo, o que já é um número considerável, segundo a Copel. A vazão normal nas Cataratas do Iguaçu é de 1,5 milhão de litros por segundo.
As Cataratas do Iguaçu ainda recebem visitantes!
Apesar da restrição do acesso à passarela, o Parque Nacional do Iguaçu permanece aberto para visitas. A visão da vazão alta é, sem dúvidas, impressionante e pode ser apreciada de uma distância segura nas demais passarelas do parque.
Sendo assim, interessados podem se dirigir ao ponto turístico para conferir a cheia das cataratas. Mas confira a previsão do tempo para não ser surpreendido pela chuva durante o passeio pelas trilhas cuja única cobertura são as próprias árvores. O Paraná enfrentará chuvas intensas nos próximos dias, segundo a MetSul.
Via: G1.