Impressionante! Cataratas do Iguaçu registram a maior vazão de água em 5 anos, assista!
O Parque Nacional do Iguaçu, um dos principais pontos turísticos de Foz do Iguaçu, interrompeu a visitação nas passarelas das Cataratas do Iguaçu devido ao elevado fluxo de água.
As passarelas são a última parada do passeio a pé para observar as quedas d’água e atraem um grande número de pessoas devido à proximidade com a “Garganta do Diabo”, região de múltiplas quedas.
Sem dúvidas, quem visita o atrativo turístico não pode deixar de caminhar até o fim das passarelas para ter uma visão incrível das cataratas e se refrescar! É recomendado usar uma capa de chuva no mirante mais distante, então dá para imaginar o quanto os visitantes se molham no fim do passeio.
Quando a vazão de água está muito elevada, no entanto, a correnteza abaixo da passarela é muito forte e pode causar acidentes.
Na última semana, as Cataratas do Iguaçu registraram o maior fluxo de água dos últimos cinco anos com a vazão sete vezes acima da média. As chuvas intensas na região Sul do Brasil são as responsáveis pelo aumento significativo. Então, a administração do parque nacional optou por suspender a visitação na última sexta-feira (03).
- Veja ainda: Pacote de viagem para Buenos Aires 2022 (aéreo + 4 diárias) a partir de R$ 1.869 por pessoa!
A empresa que monitora a vazão de água na região, a Companhia Paranaense de Energia (Copel), afirmou que o fluxo atingiu a marca dos 10,4 milhões. O valor considerado normal é de 1,5 milhão de litros de água por segundo.
As passarelas voltaram a ser liberadas ao público no lado brasileiro do parque nacional já no último sábado (04), quando a vazão registrada foi de 7,3 milhões. Embora a força da correnteza abaixo das passarelas ainda fosse intensa, não apresentava riscos aos visitantes. Na verdade, o alto volume de água formava uma paisagem muito especial para os visitantes!
Via: ND+.