Ceará realiza eventos-teste para ajudar a planejar Réveillon 2022 no Estado
O Ceará ainda não definiu como serão as comemorações de Réveillon 2022 no Estado. Protocolos sanitários para a temporada de festas de fim de ano ainda estão sendo debatidos pelas autoridades de Saúde.
Os eventos-teste, realizados desde o mês de setembro no estado, possuem um papel importante neste contexto. O Governo Estadual planeja os utilizar como parâmetros para planejar eventos futuros.
Os dados coletados a partir desses testes ajudarão o governo estadual a compreender o comportamento da COVID-19 no Ceará após a retomada de eventos de grande porte, bem como a pensar em protocolos eficientes para o réveillon.
O que já está definido é que as festividades deste ano não terão a mesma quantidade de público do período pré-pandemia. Para garantir a segurança dos cidadãos, ainda é necessário manter um distanciamento social e isso somente é possível através de uma redução da capacidade de público. O Estado também pretende garantir que as pessoas estejam completamente imunizadas até a temporada de festas.
Eventos-teste no Ceará
O primeiro evento-teste realizado, o Festival de Jazz & Blues, em Guaramiranga, em meados de setembro, ainda não teve os resultados divulgados. A Secretaria da Saúde, no entanto, considerou o experimento um sucesso.
Na entrada, os participantes foram solicitados a mostrar comprovante de vacinação completa e um teste negativo para a COVID-19. O festival foi realizado ao ar livre, um ambiente propício para a circulação do ar e distanciamento, e contou com a presença de 200 pessoas por dia.
Além disso, Guaramiranga montou uma barreira sanitária para que somente pessoas com comprovante de hospedagem e de vacinação completa pudessem entrar na entrada.
Após a finalização do festival, foi iniciado um monitoramento do público pela Prefeitura, em parceria com a produção do evento. Quem aproveitou os dois dias de festival recebeu um questionário de saúde 7 dias após o evento e, novamente, 14 dias depois.
Embora os dados ainda estejam sendo analisados, não houve registro de pessoas com sintomas de gripe. Ou seja, do ponto de vista da saúde, o primeiro evento-teste do Ceará foi um sucesso. Além do Festival Jazz & Blues, dois jogos de futebol com torcida foram realizados. A responsabilidade de coletar e analisar dados do público é dos organizadores.
Via: O Povo.