Chile passa pela maior onda de frio dos últimos 70 anos

chile-santiago-neve

Santiago, no Chile, atualmente passa por uma onda de frio extremo. Esse é o fenômeno climático de frio mais severo dos últimos 70 anos e sequer é inverno no país. O outono segue, ainda, até o dia 21 de junho.

Nesta segunda-feira (20), por exemplo, a temperatura mínima em Santiago é de apenas 8ºC e as baixas temperaturas, ocasionalmente acompanhadas de chuvas, devem seguir até o começo de junho.

Frio extremo em pleno outono

Na última semana, Santiago registrou temperatura mínima de 1ºC, a qual é bastante atípica para a época do ano. Da mesma forma, neve já pode ser avistada em picos e encostas da Cordilheira dos Andes, uma paisagem comum somente a partir do início da estação de inverno.

O governo chileno decretou “código azul” em seis regiões no centro e no sul do país, visto que o serviço meteorológico prevê temperaturas recordes nessas áreas.

Além de alertar os cidadãos para o frio extremo, o código é uma chamada para ação para auxiliar a população de rua.

Outra preocupação do governo chileno é a possibilidade de tempestades. O encontro repentino da massa de ar frio de origem polar com a de ar quente de origem tropical pode provocar eventos climáticos extremos.

Recomendações para viajantes

É recomendado que viajantes que pretendem voar até a capital ou outras regiões chilenas nas próximas semanas incluam, sobretudo, roupas pesadas de frio em suas bagagens. Além de casacos e calças mais quentes, meias, cachecóis, toucas e luvas são indispensáveis.

Via: CNN.

Leia também
Bradesco muda regras para acesso às salas VIP com cartão Mastercard Black

A partir de 1º de setembro de 2025, os clientes do Bradesco que possuem cartões…

Irlanda oferece até R$ 450 mil para quem quiser se mudar para uma ilha remota; entenda como funciona o programa

Já pensou em trocar a correria da cidade por uma vida tranquila em uma ilha…

Espanha cria novas regras para turistas: multa de até €750 por mau comportamento

Se você está planejando viajar para a Espanha, é bom se preparar para uma nova…