Chuva de meteoros será visível na terça-feira (28); saiba mais!

Nesta terça-feira (28), os brasileiros poderão assistir a um grande espetáculo astronômico! A chuva de meteoros Delta Aquarídeos do Sul, originada de detritos do cometa 96P/Machholz, passará pelo céu brasileiro.

Ela ficará visível a partir das 21 horas, sendo que o melhor horário para observá-la será a partir da 1h da manhã do dia 29 de julho.

Os amantes de astronomia devem procurar, se possível, um local afastado das luzes urbanas para ter melhor visibilidade. No entanto, quem não tiver essa oportunidade não precisa se preocupar! A chuva de meteoros deverá estar visível em todo o país.

Para não perder essa oportunidade, os observadores devem ficar atentos ao horário. Podem fazer uso de despertadores no celular ou outros aparelhos para serem lembrados de olhar para o céu, na direção leste. É aconselhado reservar uma hora para apreciar o fenômeno, pois a passagem dos meteoros pode ser lenta.

Vários minutos podem se passar sem que um meteoro seja visto, porém, de repente, dois ou três podem passar de uma vez! Em outras palavras, é um exercício para a paciência. O momento deve ser reservado para relaxar.

Delta Aquarídeos do Sul

Com possível origem na constelação de Aquário, a chuva de meteoros teve início em 12 de julho. Dia 28 e 29 de julho serão o seu ápice, com 25 meteoros por hora. A alta visibilidade dos meteoros decorre de suas grandes luminosidades. Além disso, são mais lentos em comparação aos outros. Nesta terça-feira, o céu deverá ficar riscado com longas linhas brilhantes.

Leia também
Aeroporto do Galeão será leiloado novamente em 2026; entenda o que muda

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no Rio de Janeiro, deverá passar por…

Chuvas fortes e ventos acima de 80 km/h causam cancelamentos de voos em Congonhas e Guarulhos nesta quarta-feira

Uma combinação de chuvas intensas e rajadas de vento que passaram dos 80 km/h provocou…

EUA avaliam exigir histórico de redes sociais de turistas isentos de visto

Os Estados Unidos estudam implementar uma nova regra que pode mudar a vida de milhões…

Sair da versão mobile