Dubrovnik é uma bela cidade costeira da Croácia e, por isso, recebe uma quantidade considerável de turistas de todas as partes do mundo. São muitas pessoas interessadas em conhecer a arquitetura medieval, os monumentos históricos e a paisagem litorânea do local.
Residentes da cidade começaram a reclamar da poluição sonora provocada pela movimentação de viajantes. Para atender às necessidades dos locais, o prefeito de Dubrovnik, Mato Frankovic, anunciou a proibição de malas de rodinhas no destino.
Turistas que não cumprirem a norma podem ser multados em mais de 200 euros (cerca de R$ 1.053 na cotação de hoje).
Como parte das medidas para reduzir a poluição sonora no ambiente, serão instalados medidores de decibéis nas ruas de Dubrovnik. Os aparelhos medirão os níveis de ruído tanto fora quanto dentro dos estabelecimentos.
Quem precisar viajar ao destino com malas com rodas — uma vez que são as mais confortáveis para carregar em viagens — pode optar por esperar até novembro. A partir deste mês, serão oferecidos espaços de armazenamento de bagagens para os turistas guardarem as malas enquanto passeiam.
Mas o que Dubrovnik quer mesmo é implementar um sofisticado centro logístico de bagagens no aeroporto. Dessa maneira, todas as malas serão enviadas ao alojamento dos passageiros após o desembarque.
Eles não precisarão passar pela restituição de bagagem se não desejarem, como no caso de viagens somente com mochilas ou malas pequenas sem rodas, solicitando que a bagagem seja enviada até o endereço da estadia.
Via: Publituris.pt.