Boa notícia para brasileiros descendentes de italianos: o município de Maida, situado na região da Calábria, está recrutando profissionais! A iniciativa inclui benefícios como o auxílio na busca por emprego e moradia, além da possibilidade de revalidar o diploma universitário do Brasil.
“A Itália precisa de seus descendentes italianos e de italianos no mundo porque é um país envelhecido e depois da pandemia tudo mudou”, disse a presidente associação dos ítalo-descendentes, Andrea Pacia, ao portal de notícias italiano ANSA.
- Veja também: Peru abriu fronteiras para os turistas brasileiros sem necessidade de comprovante de vacinação
“É preciso criar as condições para o retorno: temos 21 milhões de descendentes de italianos na Argentina, 42 milhões no Brasil, podemos praticamente rejuvenescer a Itália quando quisermos”, finalizou ela.
Os candidatos selecionados deverão escrever para a UID através do e-mail info@unioneitalodiscendenti.it.
- Confira ainda: Festas privadas de Réveillon 2022 em Maceió vão exigir comprovante de vacinação contra a COVID-19
Cidade de Maida
Localizada numa colina, a cidadezinha possui cerca de 4.600 habitantes. Ela é famosa pela Batalha de Maida, que ocorreu em 1806 durante a Guerra da Terceira Coalizão, quando os britânicos derrotaram os franceses comandados por Napoleão Bonaparte.
Atualmente, Maida é uma singela cidade com muitos monumentos históricos e arquitetônicos, campos esverdeados e castelos de pedras. O projeto de buscar profissionais para trabalhar em Maida é da Associazione Unione Italo Discendenti nel Mondo (Associação União dos Ítalo-descendentes no Mundo), em conjunto com a Casa Calabria.
Trabalhar na Itália
O projeto deve ter início neste mês de setembro de 2021. Serão selecionados cerca de 15 candidatos, os quais devem garantir uma estadia de seis meses no município. Eles também poderão fazer curso de italiano para falar o idioma. A Universidade de Calábria será a instituição responsável pela revalidação dos diplomas dos profissionais estrangeiros.