Os fãs de “Game of Thrones” frequentemente viajam até San Juan de Gaztelugatxe, uma ilhota da costa espanhola onde foram realizadas gravações da série. Para os fãs, o destino é conhecido como “Pedra do Dragão”, uma ilha fictícia da costa de Westeros.
San Juan de Gaztelugatxe sempre foi um destino de peregrinação, mas, desde 2016, visitantes inundam a ilhota para ver os sets de filmagem de Game of Thrones com os próprios olhos. Em 2019, por exemplo, quase 730 mil pessoas visitaram o local.
A multidão de turistas que chega ao local perturba a criação de aves no destino, irritando os residentes. A região costeira é o habitat de aves marinhas, como gaivotas, cormorões e outras aves que vivem nas falésias.
A súbita aparição de carros em zonas que anteriormente não se viam veículos é outro motivo de descontentamento. Os veículos de visitantes interferem no deslocamento do transporte local.
Medidas para controlar o turismo excessivo
Para controlar a chegada de visitantes, as autoridades introduziram uma venda de bilhetes digitais para a visitação durante o verão europeu.
Além disso, é preciso reservar um horário para visitar o destino em outras épocas do ano. A reserva, ao contrário dos ingressos vendidos na época do verão, é feita gratuitamente e os horários tendem a se esgotar com facilidade.
Os turistas também foram proibidos de tocar o sino da histórica Igreja de San Juan de Gaztelugatxe, que também é um importante local de peregrinação para católicos.
A tradição é tocá-lo três vezes após subir os 241 degraus que levam até a igreja, situada no alto da ilha. A ação supostamente afastaria maus espíritos e trazer boa sorte à comunidade local de pescadores. Viajantes só podem tocá-lo durante festividades, exceto nas celebrações especiais.
Via: Euronews.