Conheça as 10 cidades mais caras e as mais baratas para viver, tem brasileira na lista!

A Mercer, empresa americana de gestão de ativos, disponibilizou a sua 27ª pesquisa anual de custo de vida e duas cidades brasileiras entraram na lista de cidades mais baratas do mundo.

A empresa analisou 209 grandes cidades ao redor do mundo para descobrir quais são as cidades mais baratas e as mais caras para se viver. Mais de 200 itens foram analisados para elaborar a lista, como transporte, moradia, alimentação e entretenimento.

Por conta da pandemia, a lista de 2021 apresentou mudanças bastante significativas em comparação à listagem de 2020. A pandemia desestabilizou economicamente diversos países, por isso, algumas nações caíram de posição enquanto outras subiram.

“O custo de vida sempre foi um fator para o planejamento da mobilidade internacional, mas a pandemia adicionou uma nova camada de complexidade, bem como implicações de longo prazo relacionadas à saúde e segurança dos funcionários, trabalho remoto e políticas de flexibilidade, entre outras considerações”, afirmou o presidente de carreira e chefe de estratégia da Mercer, Ilya Bonic.

10 cidades mais caras do mundo

  1. Ashgabat (Turcomenistão)
  2. Hong Kong (China)
  3. Beirute (Líbano)
  4. Tóquio (Japão)
  5. Zurique (Suíça)
  6. Xangai (China)
  7. Singapura
  8. Genebra (Suíça)
  9. Pequim (China)
  10. Berna (Suíça)

Ashgabat se destaca em primeiro como a cidade mais cara do mundo. Beirut, que conquistou o segundo lugar, subiu 42 posições no ranking como resultado de confrontos políticos que se sucederam no ano passado.

O fortalecimento do euro resultou em várias cidades europeias subindo no ranking. Do mesmo modo, o dólar canadense se valorizou em relação ao dólar, desencadeando saltos no ranking de 2021. Vancouver (93) é a cidade canadense mais cara no ranking, seguida por Toronto (98) e Montreal (129).

Na América Central e na do Sul, Porto da Espanha (91), em Trindade e Tobago, Porto Príncipe (92), no Haiti, e Pointe-à-Pitre (107), em Guadalupe, são consideradas as cidades mais caras dos continentes.

10 cidades mais baratas do mundo

  1. Bishkek (Quirguistão)
  2. Lusaka (Zâmbia)
  3. Tbilisi (Geórgia)
  4. Tunes (Tunísia)
  5. Brasília (Brasil)
  6. Windhoek (Namíbia)
  7. Tashkent (Uzbequistão)
  8. Gaborone (Botsuana)
  9. Carachi (Paquistão)
  10. Banjul (Gâmbia)

Brasília é considerada a cidade mais barata da América do Sul. Segundo o site Numbeo, 31.1% das despesas que moradores têm em Brasília são relacionadas às compras no mercado, 19% é com aluguel e 14.1% é com transporte. A cidade é considerada 1.65% mais barata que São Paulo, sem levar em conta as despesas com o aluguel.

Na 19ª posição, também se encontra a cidade do Rio de Janeiro. Novamente de acordo com o Numbeo, 31.4% das despesas são destinadas às compras no mercado, 25.6% ao aluguel e 12.6% ao transporte público. A cidade é considerada 9.23% mais barata que São Paulo, sem levar em consideração os custos com o aluguel.

Na América do Norte, a cidade mais barata dos Estados Unidos é Winston Salem, que ocupa a 105ª posição no ranking, e Ottawa (156) é a mais barata do Canadá. Já as mais baratas do mundo são Tbilisi (207), Lusaka (208) e Bishkek (209).

Via: Mercer.

Leia também
Número de passageiros em voos cresce 15,3% em 2023

O número de passageiros de voos domésticos e internacionais no Brasil cresceu 15,3% em 2023,…

SKY Airline retoma voos para Bariloche durante temporada de inverno

A SKY Airline, companhia aérea low cost, anunciou a retomada de voos para Bariloche, na…

LATAM inclui cinco destinos nacionais em programa de stopover

A LATAM agora conta com mais opções de destinos em seu programa de stopover no…