O que torna uma cidade feia? As características que uma pessoa considera determinantes de feitura pode ser diferente para outra, então como decidir?
A 4 Travel Advice Lovers, blog de viagens que leva conteúdo aos internautas desde 2001, pode ter a resposta. Eles criaram uma lista um tanto diferente. Com base em critérios estabelecidos pela própria plataforma, reuniram as 20 cidades mais feias do mundo. Entre os critérios avaliados estão pobreza, criminalidade, condição do trânsito, poluição (sonora, do ar e visual), entre outros.
Existe uma cidade brasileira no TOP 10, considerada a mais feia do país. Será que você concordaria com a opinião da plataforma? Confira a lista em seguida e descubra!
10. Tegucigalpa, Honduras
Tegucigalpa é a capital e maior cidade das Honduras. Ela está localizada aos pés do Monte El Picacho. O critério de feiura selecionado pela plataforma para julgar o destino foi a criminalidade.
9. Houston, Estados Unidos
Outro destino considerado feio é Houston, uma das maiores metrópoles dos Estados Unidos. O empobrecimento crescente da população e o grande percentual de sem-teto levou o site a colocá-la na nona posição desta lista.
8. Brisbane, Austrália
O cenário urbano de Brisbane é considerado tedioso por não ter um padrão. Os arranha-céus (considerados horrorosos) foram se multiplicando pela cidade, criando uma paisagem de concreta inexpressiva e ilógica.
7. Pripyat, Ucrânica
Pripyat é a cidade ucraniana onde aconteceu o desastre de Chernobyl, considerado o maior acidente nuclear da história. A população foi forçada a abandonar as suas casas devido à radiação oriunda da explosão na Usina Nuclear de Chernobyl. Hoje, ela possui um sinistro ar fantasmagórico.
6. Caracas, Venezuela
A falta de um critério de planejamento e estilo na arquitetura das construções levou Caracas, capital venezuelana, a ocupar a sexta posição desta lista. Ao olhar de longe, só se vê prédios e moradias espalhados desproporcionalmente por entre um vasto verde.
- Confira também: Pacotes Tiradentes 2022 a partir de R$ 799 por pessoa!
5. São Paulo, Brasil
São Paulo é a cidade brasileira escolhida para ocupar a quinta posição das cidades mais feias do mundo. Além de ser uma verdadeira selva de pedra, a capital paulista sofre constantemente com a poluição, trânsito, enchentes e ondas de violência.
4. Calcutá, Índia
Calcutá possui importância econômica para Índia por ser considerada um grande centro de negócios. Ainda assim, a desigualdade social é nítida e vasta. A cidade abriga um assentamento precário de onde as pessoas não parecem querer partir apesar das tentativas de realocação das autoridades.
3. Jakarta, Indonésia
Jakarta é um dos maiores destinos turísticos da Indonésia (além de ser a capital do país), mas, segundo a plataforma, é considerada feia por ter um péssimo trânsito e altos índices de poluição. Mais de 600 fábricas despejam os seus resíduos e esgoto diretamente no rio que corta a metrópole.
2. Kangbashi, China
Kangbashi é uma megacidade fantasma chinesa, criada para quem quisesse explorar as minas de carvão da região. Os prédios abandonados em meio ao deserto criam um cenário estranho e melancólico. Nos últimos anos, contudo, os apartamentos vazios foram comprados por empresários que desejam devolver a vida à cidade.
1. Tijuana, México
O primeiro colocado da lista, considerada a cidade mais feia do mundo pelo blog, é Tijuana, no México. Com episódios contínuos de violência urbana, a cidade é semelhante a milhares de outras grandes cidades ao redor do mundo – prédios, asfalto e concreto por todo canto, além de uma arquitetura pouco charmosa.
Veja a lista completa de cidades feias no site do 4 Travel Advice Lovers.