A Azul Linhas Aéreas iniciou a venda de passagens em conjunto com a LATAM nesta quarta-feira (12). A iniciativa se deve graças ao acordo de codeshare firmado entre as duas empresas em junho deste ano.
Neste primeiro momento, o acordo contará com 64 rotas nacionais de e para Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Campinas (SP), Curitiba (PR) e São Paulo, em Guarulhos. Dessa forma, os clientes de ambas as companhias aéreas terão mais opções de conexões entre os destinos brasileiros.
A partir desta quarta-feira (12), 35 rotas estarão à venda. Dessas, 23 serão operadas pela Azul e 12, pela LATAM. As demais 29 ligações devem ter a venda iniciada até o fim deste mês.
O codeshare prevê também o compartilhamento de bilhetes para check-in e despacho de bagagens, ou seja, os passageiros poderão escolher entre os guichês da Azul e da LATAM para realizar esses serviços.
A experiência de viagem, então, será mais flexível e pretende conceder mais tranquilidade aos clientes.
Além dos voos compartilhados, as empresas também firmaram um acordo voltado para os seus programas de fidelidade. Passageiros podem escolher em qual programa desejam acumular milhas.
- Veja também: 6 pacotes de viagens CVC 2021 réveillon e férias
O que é um acordo de codeshare?
Este acordo permite que duas companhias aéreas trabalhem juntas para oferecer os serviços de aviação aos passageiros. Através de códigos presentes nos voos de cada empresa, os bilhetes aéreos podem ser emitidos por uma companhia e aceitos por outra. Assim, a segunda empresa aérea realiza o voo do trecho comprado na primeira.
É uma forma de impulsionar os negócios e, ainda, melhorar a experiência de viagem dos passageiros, que terão mais opções de trajetos disponíveis.