Comida de rua brasileira está entre as 100 melhores do mundo; confira qual é!

O TasteAtlas, plataforma de resenhas gastronômicas e muito mais, revelou as ‘100 Melhores Comidas de Rua do Mundo’ e tem prato brasileiro na lista!

É praticamente uma verdade universal – pelo menos, entre os brasileiros! – que o Brasil tem várias delícias de rua, não é mesmo? Cada região tem os seus favoritos e cada qual é delicioso e merece ser degustado em uma viagem ao destino.

Entre 100 comidas de rua, oriundas de várias nações ao redor do globo, a receita brasileira conquistou o TOP 30. Já imagina qual pode ser a seleção do TasteAtlas?

Coxinha: uma das 100 melhores comidas de rua do mundo

coxinha

Uma das comidas de rua favoritas do Brasil, segundo a plataforma gastronômica, é a coxinha! A invenção desse lanche que agrada o paladar da maioria dos brasileiros é atribuída ao estado de São Paulo pelo TasteAtlas, mas até hoje há muito debate sobre o local exato da sua criação, com várias pessoas tentando tomar a origem da coxinha para si.

Bom, o que muitos estudiosos dizem é que a coxinha foi criada na Grande São Paulo como um lanche rápido e prático, vendido em lanchonetes e nas portas de fábricas durante o período da industrialização. Ele se tornou tão popular que começou a fazer aparições nos empreendimentos do Rio de Janeiro e do estado do Paraná.

Hoje, é muito fácil encontrar locais que vendem coxinhas em todos os estados brasileiros! O TasteAtlas faz algumas recomendações de onde encontrar esse lanche saboroso.

Os primeiros três colocados são: a Padaria Brasileira, em Santo André; a Coxinharia Prime Taste, em São Paulo; e o 12 Burguer & Bistro, em São Paulo.

As cinco melhores comidas de rua do mundo

O TOP 5 da plataforma do TasteAtlas reúne comidas de ruas de origens diversas. Confira, abaixo, quais são elas!

Pastel de Belém

Foto: https://www.flickr.com/photos/claveirole/5631879324/.

Encontrado em: Belém, Portugal.
Adendo: O primeiro lugar é um tanto controverso, pois se trata da mesma receita do segundo lugar. A diferença é que o Pastel de Belém somente podem ser produzido pela Fábrica Pastéis de Belém. Já em outros empreendimentos, é chamado de Pastel de Natal.

Pastel de Nata

Pastel de Nata

Encontrado em: Lisboa, Portugal.
Feito com: farinha, açúcar, leite, manteiga, canela, ovos e sal.
Origem: produzido por clérigos católicos em Santa Maria de Belém, distrito de Lisboa, para consumo dentro da igreja e, posteriormente, se tornou um produto comercial de sucesso.

Guotie

Guotie

Encontrado em: China.
Feito com: porco, camarão, farinha, óleo de gergelim, cebolinha, gengibre e vinho de arroz.
Origem: prima da guioza, a primeira menção desse ‘pastelzinho’ de carne feito à vapor ou frito é na Dinastia Song, entre 960 a 1279 a.C! Hoje, é um delicioso lanchinho de rua que também pode ser encontrado em restaurantes, lanchonetes e bares.

Roti canai

Roti canai

Encontrado em: Malásia, Tailândia, Indonésia, Singapura e Brunei.
Feito com: farinha, ovos e ghee, um tipo de manteiga com origem no Sul da Ásia.
Origem: semelhante ao pão indiano, o roti canai foi criado por trabalhadores indianos durante o período colonial da Malásia, onde a Inglaterra controlava o país. Embora seja bem parecido com o prato origem, esses trabalhadores adicionaram sabores locais para criar o roti canai.

Tacos

Tacos

Encontrado em: Belém, Portugal.
Feito com: tortilla, carne de boi ou porco ou frango, camarão, peixe, óleo e alho.
Origem: inventado por Monteczuma, o quinto imperador asteca, que reinou entre 1398 e 1469 d.C. Na época, eles usavam as tortillas de milho como colher para consumir o recheio do Taco. Depois, os trabalhadores do campo passaram a comê-lo em abundância por se tratar de um lanche fácil e rápido de fazer.

Leia também
Atenção, viajantes! Parque Nacional de Jericoacoara passará a cobrar ingressos

A partir de dezembro deste ano, no início da temporada de verão, visitar Jericoacoara vai…

Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…

Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…