Depois de três meses de lockdown, os ingleses puderam retornar parcialmente a rotina de encontrar amigos e tomar drinques nas tradicionais pubs. Além disso, a partir do último sábado (04), eles também puderam ir à restaurantes, ao salões de belezas e às barbearias.
Embora o clima seja de celebração, a preocupação com um novo surto da COVID-19 por parte das autoridades inglesas ainda se faz presente. Elas só não liberaram a abertura dos estabelecimentos antes por temerem comportamentos irresponsáveis devido ao consumo de álcool. Por isso, os proprietários das pubs adotaram medidas preventivas para poderem funcionar.
Beber e socializar com responsabilidade
O dia 4 de julho ficou conhecido como “Super Sábado”. Dezenas de britânicos foram às ruas matar a saudade da vida pós-pandemia. Os hospitais se prepararam para receber um movimento semelhante ao do ano novo.
Ainda assim, as pessoas devem seguir as orientações do plano de segurança contra a COVID-19 seguido pelas pubs e beber com responsabilidade social. Apesar de não ser necessário o uso de máscaras dentro dos estabelecimentos, o contato com os funcionários é limitado.
Não se pode sentar lado a lado no balcão e o serviço passou a ser de mesa, medidas atípicas para as pubs. Os aplicativos são amplamente usados para fazer pedidos para reduzir o tempo de contato com o garçom. Os funcionários circulam menos, fazendo uso de rádios para se comunicarem. Atrações musicais ao vivo ainda estão suspensas.
Os fregueses devem usar álcool em gel quando entrarem e saírem do estabelecimento e seguir as indicações visuais de distanciamento social. O limite de pessoas passou para 30 frequentadores por vez.
Em alguns lugares, o nome e o endereço devem ser escritos em um caderno de contatos. Assim, se encontrarem alguém contaminado, os funcionários poderão avisar as pessoas que frequentaram a pub sobre o ocorrido.