Dicas de viagem

Como viajar bem com crianças a bordo?

Viajar com crianças nem sempre é fácil. Enquanto você entende que precisará esperar algumas horas para chegar ao destino final, as crianças não. Quanto mais longo o voo, mais agitadas elas ficam. Os olhares feios e possíveis comentários de outros passageiros podem arruinar o seu humor antes mesmo do avião pousar.

Mas como certificar-se que a viagem será livre de estresse tanto para você quanto para as crianças? Fizemos um guia com dicas eficazes para viajar com crianças de forma tranquila e descomplicada.

Na hora de comprar as passagens

Se possível, procure um voo noturno para viagens demoradas para que as crianças durmam. Além disso, escolher horários que coincidam com as sonecas da tarde garante o momento de relaxamento da criança e evita o mau humor.

Assentos próximos à janela são boas fontes de distração, mas cuide para que seu filho (a) não incomode os demais passageiros com o abre e fecha constante da janela.

Assentos especiais, como os que oferecem espaço adicional para os pés ou os que se encontram na dianteira da aeronave, também podem ajudar a tornar a viagem confortável, embora tenham um preço mais elevado. 

Ao fazer a mala

Pais de crianças maiores devem relembrar essa época e preparar uma mochila com lanchinhos práticos (barras de cereais, bolachas, água de coco), brinquedos, eletrônicos (com respectivos carregadores e fones de ouvido), copos com tampa (para colocar as bebidas oferecidas no serviço de bordo) e manta ou casaco (o ar-condicionado do avião pode ser frio demais para a criança).

Se a criança tiver brinquedos ou objetos preferidos, leve-os com você para confortá-la. Lembre-se de também vesti-la com roupas confortáveis para encarar a viagem. Você pode até levar uma almofada para que se sinta bem ao longo do trajeto. Cadeirinhas e bebês conforto apenas são permitidos para crianças de até dois anos. 

Recentemente, está se tornando comum que empresas aéreas peçam para despachar a bagagem de mão logo antes do embarque e sem aviso prévio por conta da superlotação. A dica é colocar todos os itens citados acima em uma mochila para que seja possível levá-la no avião.

Desse modo, você evita possíveis conflitos com outros passageiros, fica com as mãos livres para controlar as crianças e assegura todos os artefatos necessários para o conforto dos pequenos.   

Antes de embarcar

Primeiramente, explique para a criança como deve se comportar, principalmente se for a primeira viagem de avião. Se o trajeto for longo, esclareça que deverá permanecer sentada para não incomodar os demais passageiros, mas que poderá se distrair com filmes e músicas do serviço de entretenimento e brinquedos trazidos de casa.

Se a criança costuma enjoar em viagens, prepare uma refeição leve antes de sair de casa e providencie um remédio para enjoo. Preferencialmente, peça orientação do seu pediatra para ter certeza se a criança pode tomar o medicamento.

Converse com funcionários da companhia aérea para deixá-los cientes de possíveis necessidades especiais da criança ou apenas pedir compreensão e uma ajudinha extra, caso for necessário.

Durante o voo

Após acomodar a criança confortavelmente no assento, prepare-a para a decolagem. Esse momento costuma ser estressante para bebês e crianças. Procure distraí-la quando a aeronave levantar voo e esteja preparado para acalmá-la caso se assuste com os barulhos e movimentos bruscos.

Não ignore o choro do seu filho(a) ou brigue para que fique calado. Atitudes como essas podem agravar a situação. Converse com ele(a) e explique o que está acontecendo tranquilamente. Assim, a sua postura tranquilizadora irá automaticamente acalmar a criança.

Deixe os brinquedos, eletrônicos (no modo avião) ou o filme do serviço de bordo preparados para entretê-la. Se a criança não enjoar com a leitura, pode se distrair com gibis ou histórias em quadrinhos.

É provável, em voos de longa duração, que a criança se canse com todas as distrações em algum momento. Não deixe de interagir com ela, conversando sobre o que farão quando chegar ao destino ou contando fatos interessantes sobre o local. Mesmo que você deseje descansar, é primordial dar atenção ao seu filho (a).

Um comportamento para ficar de olho é o de chutar o assento a sua frente ou ficar mexendo na mesinha. Isso pode chatear o outro passageiro e gerar conflitos desnecessários. Mesmo que a criança reclame do tédio ou pergunte repetidamente se “já estão chegando”, não permita, para a sua própria segurança, que fique pulando no assento ou andando pelo corredor.

Outra artimanha comum dos pequenos é permanecer no banheiro do avião após usá-lo para brincar com o que estiver lá dentro ou apenas fazer manha. Por isso, acompanhe a criança até o toalete.

E se houver turbulência?

Esses instantes de tremedeira já são aterrorizantes para os adultos, imagine para os pequenos, que não sabem o que está acontecendo!

Caso seja informado que o avião entrará em uma zona de turbulência, explique para a criança o que está acontecendo. Diga a ela que o piloto tem tudo sobre controle e este é fenômeno comum de viagens aéreas. Segure sua mão ou ofereça um abraço para que ela não fique tão agitada.

Entretanto, é impossível prever a reação da criança neste momento. A agitação dos demais passageiros pode assustá-la ainda mais. Se a turbulência não for muito brusca, contudo, a criança pode até achar tudo muito divertido! Então, prepare-se para o imprevisível.

Após a aterrissagem

Enquanto as pessoas estiverem desembarcando, pode haver uma grande espera. Interaja com seu filho (a) para que ele não fique inquieto, explicando que vão demorar a deixar a aeronave. Converse sobre o que farão em seguida, sobre a hospedagem escolhida, e a programação da viagem.

Se viajar com crianças fizer parte da sua rotina anual ou começará a fazer parte, prepare presentinhos para recompensá-las pelo bom comportamento. Utilize essa tática como uma surpresa para mostrar aos seus filhos(as) que seguir as regras e obedecer aos pais resulta em coisas boas, e não como chantagem.

Gostou das nossas dicas? Esperamos ter fornecido informação o suficiente para transformar a sua viagem e a dos pequeninos em uma experiência gostosa para todos!