Companhias aéreas não devem receber socorro do Tesouro, segundo Haddad

Avião no aeroporto

O Ministério da Fazenda anunciou que a ajuda para reestabelecer o setor de aviação brasileiro não deve incluir dinheiro do Tesouro Nacional.

De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, um levantamento para viabilizar ajuda às companhias aéreas em dificuldade está em desenvolvimento.

“Nós vamos entender o que está acontecendo e não existe socorro com o dinheiro do Tesouro. Isso não está nos nossos planos”, disse ele.

Uma alternativa em discussão é a criação de um fundo de crédito para as companhias aéreas de até R$ 6 bilhões. O BNDES seria responsável pela maior parte do dinheiro.

Uma resposta mais definitiva sobre o socorro destinado às cias deve ser divulgada até o final do mês de fevereiro após as celebrações do Carnaval 2024.

Querosene de aviação

Outra questão é o preço do combustível de aviação. A Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR) tem debatido com o governo federal sobre medidas para fortalecer o setor e reduzir o preço do querosene de aviação.  

Para Fernando Haddad, o preço do querosene caiu durante o governo Lula, portanto, o alto valor não pode ser justificativa para tornar as passagens aéreas mais caras.

Caso GOL

Recentemente, a GOL entrou com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, o qual já foi aceito pelo Tribunal de Falências de Nova York. A empresa aérea fechou o ano de 2023 com mais de R$ 20 bilhões em dívidas. A GOL escolheu dar entrada no processo nos EUA por conta da maior agilidade e transparência do processo em comparação ao Brasil.

Via: Veja.

Leia também
Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…

Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Sair da versão mobile