As maiores companhias aéreas brasileiras, Azul, LATAM e GOL, deram início ao transporte gratuito das doses da vacina contra a COVID-19 nesta segunda-feira (18). As ampolas estão sendo transportadas em voos regulares e de cargas.
Cerca de 6 milhões de doses da CoronaVac, aprovada pela Anvisa no último domingo (17), serão enviadas aos estados brasileiros nesta segunda-feira. A vacinação dos grupos prioritários poderá começar a partir das 17h, segundo informações do Ministério da Saúde.
Após a entrega das vacinas, os governos estaduais serão responsáveis por levá-las até os municípios. Eles receberão ajuda do Ministério da Defesa para fazer a distribuição das doses.
Transporte feito pela Azul
Após o cancelamento da operação de transporte das vacinas da Oxford da Índia para o Brasil, a Azul vai transportar 2,7 milhões de doses para cidades selecionadas a receberem as doses neste período inicial. Os voos partirão do Aeroporto Int. de Guarulhos, em São Paulo. As cidades são:
- Cuiabá;
- Vitória;
- João Pessoa;
- Curitiba;
- Porto Alegre;
- Rio de Janeiro;
- Recife;
- Belo Horizonte;
- Salvador;
- São Luis;
- Aracajú;
- Natal; e
- Maceió.
A Azul também transportou 80 cilindros de oxigênio hospitalar de Campinas para Manaus no último sábado (16). A aeronave que seria utilizada para voar à Índia foi utilizada para realizar essa operação.
Transporte feito pela LATAM
A LATAM vai transportar mais 2,04 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus. A carga total equivale a 15 toneladas de vacinas. Os estados que irão receber as cargas do imunizante são Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Pernambuco. Com as suas aeronaves A320, a LATAM pode transportar até 800 mil doses por voo.
Transporte feito pela GOL
O restante da carga, de 1,26 milhões de doses da vacina, serão transportadas pela GOL para o Tocantins, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.
Via: Valor Econômico e G1.