Em razão da pandemia de coronavírus, muitos destinos internacionais pedem que os viajantes estrangeiros apresentem um certificado de vacinação contra a COVID-19 ao aterrissarem no país, mas que tipo de documento seria esse?
- Veja também! Onde passar o Réveillon 2022: 10 destinos nacionais e internacionais
O Ministério do Turismo e o Ministério da Saúde firmaram uma parceria para facilitar a vida dos viajantes já completamente vacinados (que tomaram todas as doses necessárias do imunizante e esperaram o tempo de produção de anticorpos). Eles desenvolveram a plataforma e o aplicativo de nome ConecteSUS, a qual gera um certificado digital de vacinação em três idiomas.
- Confira ainda! Pacotes CVC 2022: promoção tem viagens nacionais e internacionais com preços incríveis
Como funciona o ConecteSUS?
No site ou no aplicativo do ConecteSUS, viajantes podem obter informações sobre o seu histórico de saúde, dados de atendimento anteriores, medicamentos distribuídos pelo SUS e localização de serviços de saúde.
Além disso, a iniciativa digital dos ministérios fornece informações sobre a aplicação da vacina contra a COVID-19, o seu lote de fabricação e a data de aplicação de cada dose. Dessa forma, viajantes conseguem gerar um certificado digital com essas informações nos idiomas português, inglês e espanhol com um QR Code. Para quem tomou somente uma dose por enquanto, há somente a opção de gerar o documento em português.
- Viu isso?! 10 pacotes de viagens 2021 com preços MALUCOS na promoção do Hurb
É preciso fazer cadastro no ConecteSUS?
Sim! O cadastro pode ser feito tanto pelo aplicativo quanto pelo site. O procedimento leva poucos minutos para ser completado. Basta inserir o seu CPF ou Carteira Nacional de Saúde, criar uma senha e pronto!
Segundo dados do governo, mais de 8,5 milhões de downloads do aplicativodo ConecteSUS já foram feitos. O app está disponível tanto para Android quanto para o iOS.
- Veja ainda: CVC lança “Saldão de Pacotes” com destinos nacionais e internacionais a partir de R$ 405 por pessoa!
O cadastro também é benéfico para quem ainda não foi vacinado ou não tomou a segunda dose uma vez que os dados do usuário ficam cadastrados no banco de dados do Ministério da Saúde.
Quanto tempo demora para as informações da vacina aparecerem no ConecteSUS?
Após a vacinação, as informações dos usuários ficarão disponíveis em até 10 dias, segundo a plataforma. Os postos de saúde são responsáveis por inserir as informações de cada usuário vacinado no ConecteSUS. Dependendo da demanda do local, pode demorar mais que o prazo para que elas sejam cadastradas.
Se você tomou uma dose ou ambas as doses de algum imunizante atualmente utilizado no Brasil – Coronavac, Pfizer, AstraZeneca e agora a Janssen – uma opção é entrar em contato com o posto de saúde e perguntar sobre o andamento do procedimento.
Clique aqui para conhecer a plataforma e fazer o seu cadastro.