O Ministério da Saúde informou que o ConecteSUS, aplicativo e plataforma oficial do governo que disponibiliza os comprovantes de vacinação contra a COVID-19, está emitindo certificados para brasileiros imunizados com doses de vacinas diferentes.
- Veja também! Black Friday GOL 20 anos: aérea disponibiliza cadastro para o recebimento de ofertas exclusivas!
Usuários que tomaram o mix de vacinas apontaram problemas para emitir certificados no início deste mês. Particularmente, quem tomou uma dose da AstraZeneca e, por falta do imunizante, precisou tomar a segunda dose da Pfizer, estava com dificuldades para gerar o documento no sistema. O ConecteSUS corrigiu esse impasse para que todos os brasileiros consigam emitir seus certificados.
Certificado de vacinação do ConecteSUS
O “Certificado Nacional de Vacinação Contra a COVID-19” é um documento específico da campanha de vacinação atual. Ele pode ser emitido tanto na plataforma quanto no aplicativo e exibido no app ou no formato impresso. Ele contém um QR Code que guarda as informações de vacinação do indivíduo.
Com ele, viajantes brasileiros conseguem comprovar a aplicação das duas doses ou dose única necessárias para a imunização contra a COVID-19 e corresponder às exigências de viagens de certos países estrangeiros. O documento pode ser emitido em inglês ou espanhol, além do português. Em destinos estrangeiros, o idioma inglês é geralmente o mais aceito.
Leva um tempo para a unidade de saúde onde a vacina foi aplicada colocar os dados de cada indivíduo no sistema, então, brasileiros são instruídos a ter paciência e esperar alguns dias para que seus dados estejam disponíveis no ConecteSUS. Usuários também são aconselhados a reportar erros na plataforma ou aplicativo para que eles possam ser corrigidos rapidamente.
Via: G1.