Andorra é um pequenino país entre a França e a Espanha. O seu território é de apenas 468 quilômetros quadrados, onde vivem cerca de 77 mil habitantes. Os brasileiros estão acostumados com grandes centros, ambiente lotados e uma população diversa, então é difícil de imaginar morar em um país tão compacto, não é mesmo?
Mas e viajar?
Andorra é um destino europeu relativamente acessível, embora o país também funcione a base do euro. O local é uma mistura das culturas espanhola e francesa, então muitas das suas tradições nasceram da união de ambas as culturas.
Ele se encontra entre as montanhas dos Pirineus, por isso, as principais atividades de inverno são o esqui e snowboard e, no verão, destacam-se o mountain biking e as trilhas. Outra característica que nasce desta condição entre montanhas é a abundância de paisagens bucólicas.
A capital, Andorra la Vella, possui uma arquitetura charmosa, lojas duty free e encantadores cafés. A cidade é conhecida como um paraíso fiscal, logo viajantes podem comprar inúmeros produtos — perfumes, roupas, eletrônicos, bebidas alcoólicas — sem pagar imposto. Como resultado, conta com shoppings enormes e muitas lojas de grifes europeias.
Um passeio legal para fazer na capital é relaxar no Centro Termolúdico Caldea, o maior SPA termal da região Sul da Europa.
O local possui uma arquitetura moderna que se destaca entre as construções encontradas nas ruas da cidade, além de oferecer massagens, piscinas aquecidas, sauna, banheiras de hidromassagens e mais.
O país também apresenta belíssimos parques naturais, como o Parque Natural Comunal dos Vales do Comapedrosa, o qual é o maior do país. A área do parque, de aproximadamente 15,42 quilômetros quadrados, abrange paisagens montanhosas cênicas, as quais podem ser visitadas por meio de trilhas.
A montanha Comapedrosa dá nome ao parque nacional. Ela possui uma altitude de 2.942 metros de altitude, sendo o ponto mais alto do Andorra. Entusiastas do montanhismo não perdem a oportunidade de chegar até o seu topo, o qual oferece vistas espetaculares do pequeno país acomodado entre picos.
Em relação às estações de esqui, a Grandvalira é a maior de Andorra e de todo o Sul da Europa. São vários espaços para a prática de esqui para todos os níveis de esquiadores, além de aulas para iniciantes. A La Rabassa é uma estação pequena, mas possui o diferencial de ofertar esqui cross-country e passeios de trenó.
Para o viajante que cogita alugar um veículo e percorrer as estradas do país, dado que ele é bem pequeno, é preciso ficar atento à sinuosidade das pistas. Os motoristas locais, por conta do costume, correm até mesmo nos trechos mais estreitos e de curva. Quem não está acostumado com essa dinâmica, deve redobrar a atenção ou optar por outro meio de transporte.