Atenção, viajantes: controladores de tráfego aéreo iniciarão uma greve na próxima segunda-feira (09). O Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV) aprovou a greve em assembleia virtual, realizada com 1.105 trabalhadores do setor.
A paralisação dos funcionários da NAV Brasil, estatal responsável pelo controle de tráfego aéreo de alguns dos maiores terminais brasileiros, pode afetar o funcionamento de 43 aeroportos.
Entre eles estão os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo; de Viracopos, em Campinas; de Santos Dumont, no Rio de Janeiro; e de Pampulha, em Belo Horizonte.
Os aeródromos ficarão parados por uma hora durante a primeira semana de paralisação. Na segunda semana de greve, entre os dias 16 e 21 de outubro, os funcionários devem parar por duas horas.
As reivindicações dos funcionários incluem recomposição salarial, recuperação mínima da inflação acumulada desde o último acordo, melhorias nas condições do auxílio à saúde, adicionais que valorizam as carreiras e concursos para as áreas administrativas e operacionais.
Embora a NAV Brasil tenha lucrado R$ 324 milhões em 2022, o reajuste foi de apenas 4,83% em face de uma inflação acumulada de 8,5%. O último acordo realizado com os funcionários foi feito há sete anos. Logo, os controladores de tráfego aéreo hoje trabalham com salários baixos e poucos funcionários, o que, consequentemente, eleva a carga de trabalho.
A NAV Brasil afirmou, em comunicado, que mantém o diálogo aberto com os controladores de tráfego aéreo e o setor de aviação comercial. O sindicato também afirmou que a segurança das operações aéreas será preservada.
Recomendação para viajantes
Antes de sair de casa, acesse o site ou app da companhia aérea que irá operar o voo ou do aeroporto de onde o voo decolará para conferir o status da viagem. Por conta da greve, os voos podem atrasar ou ser realocados, então mantenha-se informado durante a paralisação.
Não é apenas no Brasil
Na Europa, funcionários de transporte público, como ônibus e trem, de aeroportos e de controladoras de tráfego aéreo também anunciaram greves para o mês de outubro.
No Aeroporto Int. de Heathrow, em Londres, os funcionários do departamento de bagagem anunciaram paralisações entre os dias 6 e 9 e 20 e 30 de outubro. Já no Aeroporto de Alicante-Elche, na Espanha, os funcionários do setor de segurança farão greves em dias específicos dos meses de outubro, novembro, dezembro e janeiro.
Via: Unica News e Euro News.