Mesmo sem festa, Copacabana terá queima de fogos no Réveillon 2022
O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, confirmou que a capital terá queima de fogos em Copacabana, na Zona Sul da cidade. Para evitar aglomeração, o estacionamento na orla deve ficar proibido.
A ideia é colocar música eletrônica nas caixas de som na praia. No ano passado, a proibição de estacionamento cumpriu o propósito de conter aglomerações. Neste ano, além de adotar a mesma medida, o governador também pretende conversar com os serviços de transporte público – metrô, trem e ônibus – para entender como reduzir a aglomeração.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou o cancelamento das festas de réveillon 2022 na última semana, seguindo as orientações do Comitê Científico. Mas, Paes e Castro têm conversado sobre alternativas para a celebração de fim de ano.
Por enquanto, as festas particulares estão liberadas. “Provavelmente, não teremos festas para milhões de pessoas, mas não entendo o porquê de não termos festas particulares e fogos. Encaminharemos para os comitês, nesse sentido, para não acabar o réveillon”, afirmou Castro.
A decisão do governador do Rio de Janeiro foi debatida por quem concorda e não concorda com a medida.
O epidemiologista da UFRJ, Guilherme Werneck, afirmou que é “muito difícil fazer qualquer festividade em Copacabana sem haver aglomeração, mas isso é uma decisão do governador”. Já o infectologista Alberto Chebabo, integrante do comitê científico da prefeitura do Rio, o raciocínio de Castro está correto.
Via: O Globo e Jornal O Dia.