Cresce a quantidade de brasileiros que buscam cidadania italiana e portuguesa

italian bandeira

A procura para obter a cidadania italiana e portuguesa por parte de brasileiros cresceu em mais de 200%, segundo dados do Gabinete de Estáticas da União Europeia (Eurostat). Somente em 2021, cerca de 20 mil brasileiros adquiriram a cidadania italiana ou portuguesa.

Alguns fatores podem explicar esse fenômeno:

Flexibilidade de regras

Reformas legislativas flexibilizaram as regras para tirar a cidadania em Portugal. Dessa forma, mais brasileiros tiveram a oportunidade de tirar o documento através de um processo rápido e prático.

No último dia 02 de março, o governo de Portugal publicou uma portaria que altera a Lei de Estrangeiros do país, permitindo que brasileiros solicitem residência automática no território português.

 O documento pode ser emitido por 15 euros (R$ 83 na cotação de hoje) e é acompanhado por um QR Code. Com ele, brasileiros se aproximam do sonho da imigração e, posteriormente, da cidadania por naturalização. Para solicitar esse documento, é preciso ter morado, pelo menos, cinco anos no país.

Cenário econômico

Especialistas apontam o movimento migratório intenso como outra razão pelo aumento da procura da cidadania para ambos os países europeus. Esse movimento é um resultado da crise sanitária provocada pela pandemia de coronavírus.

Ainda segundo o Eurostat, cerca de 720 mil pessoas adquiriram a cidadania em um Estado-membro da União Europeia em 2020, no começo da pandemia. As cidadanias mais procuradas por estrangeiros de todos os lugares do mundo foram a portuguesa, italiana, espanhola e alemã, por naturalização (por tempo de residência) ou reconhecimento (por ascendência).

Importância da mobilidade

A pandemia de COVID-19 causou, ainda, outro efeito, segundo especialistas: destacou a importância da mobilidade.

Brasileiros que possuíam dupla cidadania durante a pandemia puderam circular pelo mundo com maior liberdade em meio à um cenário de estabelecimentos e fronteiras fechados para turistas. Assim, muitos brasileiros começaram a enxergar a dupla cidadania como uma possibilidade de ter melhores condições de vida e acesso a maiores oportunidades.

Via: Exame e Catraca Livre.

Leia também
Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Verão na praia! Azul anuncia três novos voos para a Bahia

A Azul anunciou o lançamento de três novas rotas para viajar pela Bahia durante a…

Novidade! Oktoberfest retorna à Campos do Jordão após três décadas com entrada gratuita

Novidade para o mês de outubro! Campos do Jordão terá a sua 12ª edição da…