Cresce a quantidade de brasileiros que buscam cidadania italiana e portuguesa
A procura para obter a cidadania italiana e portuguesa por parte de brasileiros cresceu em mais de 200%, segundo dados do Gabinete de Estáticas da União Europeia (Eurostat). Somente em 2021, cerca de 20 mil brasileiros adquiriram a cidadania italiana ou portuguesa.
Alguns fatores podem explicar esse fenômeno:
Flexibilidade de regras
Reformas legislativas flexibilizaram as regras para tirar a cidadania em Portugal. Dessa forma, mais brasileiros tiveram a oportunidade de tirar o documento através de um processo rápido e prático.
- Confira ainda: Pacotes 2023 e 2024 com preços sensacionais!
No último dia 02 de março, o governo de Portugal publicou uma portaria que altera a Lei de Estrangeiros do país, permitindo que brasileiros solicitem residência automática no território português.
O documento pode ser emitido por 15 euros (R$ 83 na cotação de hoje) e é acompanhado por um QR Code. Com ele, brasileiros se aproximam do sonho da imigração e, posteriormente, da cidadania por naturalização. Para solicitar esse documento, é preciso ter morado, pelo menos, cinco anos no país.
Cenário econômico
Especialistas apontam o movimento migratório intenso como outra razão pelo aumento da procura da cidadania para ambos os países europeus. Esse movimento é um resultado da crise sanitária provocada pela pandemia de coronavírus.
- Veja ainda: Pacote Beto Carrero 2024 super barato!
Ainda segundo o Eurostat, cerca de 720 mil pessoas adquiriram a cidadania em um Estado-membro da União Europeia em 2020, no começo da pandemia. As cidadanias mais procuradas por estrangeiros de todos os lugares do mundo foram a portuguesa, italiana, espanhola e alemã, por naturalização (por tempo de residência) ou reconhecimento (por ascendência).
- Confira também: Pacotes feriados Páscoa (Semana Santa) e Tiradentes 2023
Importância da mobilidade
A pandemia de COVID-19 causou, ainda, outro efeito, segundo especialistas: destacou a importância da mobilidade.
Brasileiros que possuíam dupla cidadania durante a pandemia puderam circular pelo mundo com maior liberdade em meio à um cenário de estabelecimentos e fronteiras fechados para turistas. Assim, muitos brasileiros começaram a enxergar a dupla cidadania como uma possibilidade de ter melhores condições de vida e acesso a maiores oportunidades.
Via: Exame e Catraca Livre.