De graça! Azul afirma que vai transportar as vacinas contra a COVID-19 para todo o Brasil
Na última quarta-feira (09), o presidente da Azul Linhas aéreas, John Rodgerson, anunciou que a companhia aérea vai transportar de graça qualquer vacina contra a COVID-19 aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O transporte vai cobrir tanto o território nacional quanto o internacional, trazendo as vacinas para o Brasil.
“Em qualquer voo da Azul, nós vamos transportar de graça qualquer vacina que vier dos outros países. Nós temos toda a conectividade. Temos 800 voos por dia”, afirmou o presidente da aérea aos jornalistas presentes no Aeroporto de Brasília, onde o anúncio foi feito.
Com 5.000 doses em cada voo, será possível vacinar o país inteiro em somente dois meses, de acordo com Rodgerson. Ele está animado para apoiar o governo federal e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
Atualmente, a Azul negocia com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Ministério da Saúde para implementar as medidas necessárias para fazer o transporte. O governo se encarregará de determinar a ordem de entrega das vacinas aos estados e municípios brasileiros.
Transporte de vacinas
Segundo a diretora de Cargas da Azul, Isabel Reis, a aérea é a segunda maior empresa de cargas do país, atendendo quase 4.000 municípios no Brasil.
As vacinas serão colocadas em aeronaves de carga específicas e em outras que fazem o transporte de passageiros. Possivelmente, os modelos A330 e 737 serão utilizados na operação.
Rodgerson afirmou que as tarifas estão mais baratas porque tem menos pessoas viajando hoje, o que beneficiaria o transporte gratuito da vacina. “Isso não tem nada a ver com passageiros e tarifas. É um objetivo para ajudar o Brasil”, finalizou o presidente da Azul.
A companhia aérea já realizou o transporte de vacinas, incluindo as doses contra a H1N1, portanto, possui experiência nessa área. Como as vacinas produzidas pela Pfizer e BioNTech precisam ser armazenadas em ambientes com temperatura abaixo de -70 °C, a Azul está se preparando para atender às exigências de qualidade dos laboratórios.
Via: Poder 360.