Deixar a mesinha do avião aberta durante voo pode ser um risco à segurança

Quando o avião está prestes a pousar, o aviso para levantar a mesinha do assento, instalada no assento da frente, ecoa pela cabine de passageiros. O cenário é semelhante durante a decolagem, quando a mesinha precisa estar travada.

Alguns passageiros se sentem incomodados com isso, mas a medida de segurança existe por uma razão simples: assegurar a segurança dos passageiros e comissários de bordo.

Se a mesinha estiver abaixada durante esses procedimentos, os pertences colocados em cima dela podem sair voando e acertar tanto o dono dos objetos quanto outros passageiros. O avião pode, ainda, passar por uma turbulência imprevista e fazer movimentos bruscos e repentinos.

Em caso de uma emergência, a circulação de passageiros deve ser rápida e a mesinha impede que passageiros evacuem os assentos no momento necessário. Esta é a mesma razão pela qual as companhias aéreas pedem que os passageiros coloquem as suas bagagens com muito cuidado embaixo do assento da frente.

A mesinha também deve estar bem fechada na posição vertical para que o passageiro, em caso de emergência ou pouso forçado, precise se proteger de impactos. A posição diminui a área de impacto do corpo e protege órgãos vitais de perfurações.

Seguir essas instruções pode parecer um procedimento de rotina sem muito sem sentido quando já se está acostumado com elas. Mas, em um momento crítico, cada segundo é importante. Um bloqueio no chão ou no assento pode ameaçar a segurança de alguém.

Via: UOL.

Leia também
Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…

Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Sair da versão mobile