Guarapari, cidade litorânea do Espírito Santo, quer fazer proveito das ferramentas de inteligência artificial (IA) para renovar o segmento turístico local. A iniciativa, na verdade, é da Associação de Hotéis e Pousadas de Guarapari (AHTG).
As empresas do setor de turismo e os viajantes já vislumbraram um pouco do que as ferramentas de inteligência artificial, como o famoso Chat GPT, da Open Ai.
Nos últimos meses, apaixonados por viagens compartilharam as suas experiências de planejamento e criação de roteiros turísticos com o auxílio do Chat GPT. A ferramenta é capaz de recomendar pontos turísticos, lojas e restaurantes para visitar no destino selecionado, bem como montar itinerários com valores de ingressos, alimentação e transporte ao longo da estadia.
Para acompanhar as tendências atuais, a AHTG firmou uma parceria com um grupo de jovens talentos da Universidade Federal do Espírito Santo para desenvolver o seu próprio chatbot no estilo do Chat GPT. A intenção é oferecer informações atualizadas e completas sobre o turismo em Guarapari.
Batizado de “Viva Mais Guarapari”, o projeto deverá ajudar viajantes a encontrar os melhores pontos turísticos nos dias e horários sugeridos. Também compartilhará o custo de visitação, hospedagem e alimentação da viagem ao destino, conforme a necessidade do usuário.
Muitas das respostas fornecidas por meio de buscas em sites de turismo se encontram desatualizadas ou são imprecisas, segundo o presidente da AHTG, Fernando Otávio. O banco de dados da ferramenta de IA de Guarapari será constantemente alimentado para que os viajantes tenham sempre a melhor experiência ao utilizá-lo.
A ferramenta ainda se encontra em desenvolvimento e, no momento, fornece, sobretudo, dados sobre as praias e os atrativos turísticos mais populares de Guarapari. Para conhecê-la, viajantes podem acessar este link.
Via: Portal 27.