Destinos brasileiros estão entre os mais indicados para viagens sustentáveis
Três cidades brasileiras configuraram posições no ranking de “Cidades para Viajantes Conscientes” da Kayak, que analisa os destinos urbanos mais relevantes para viajantes engajados com sustentabilidade.
Isso significa que a empresa levou em consideração as iniciativas sustentáveis adotadas por destinos internacionais, como, por exemplo, aluguel de carros ecológicos, aeroportos com boas gestão de carbono, disponibilidade de passeios a pé, hotéis com selo sustentável, qualidade do ar nos centros urbanos, entre outros.
O objetivo da Kayak é ajudar viajantes que se preocupam com esses fatores a planejar as suas viagens. Todos os critérios usados na pesquisa podem ser encontrados na plataforma da empresa.
Destinos turísticos com iniciativas sustentáveis no Brasil
Foram analisadas 167 cidades em 63 países e três destinos brasileiros entraram no TOP 10 do ranking de países da América do Sul. Infelizmente, as notas recebidas, em comparação ao ranking global, não são tão boas assim.
Isso indica que os destinos brasileiros precisam trabalhar muito para chegar perto do TOP 10 global. Uma forma disso acontecer é justamente apoiando causas nacionais voltadas à sustentabilidade, demonstrando a sua importância para a preservação do meio ambiente.
Confira, abaixo, quais são eles!
São Paulo
Em 7º lugar do ranking da América do Sul, está São Paulo com uma pontuação de 24/100. Na somatória dos pontos, a Kayak definiu quatro categorias que englobam outras subcategorias: viagem, transporte, hospedagem e experiências. A capital paulista pontuou mais alto na categoria “hospedagem” com 54/100.
Nesta categoria, a empresa analisou número de estadias, disponibilidade de acomodações, diferença nos preços de hotéis, e qualidade do ar dentro do empreendimento.
Porto Alegre
A capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, configura a 9ª posição com uma pontuação de 22/100. O destino também pontuou mais na categoria hospedagem (60/100), seguida pela categoria “transporte”.
Nesta categoria, estão os seguintes critérios de avaliação: popularidade de carros, estação de carregamento de veículos eletrônicos, preços de carros ecológicos, popularidade de bicicletas, compartilhamento de bicicletas, e disponibilidade de ciclovias.
Salvador
O último lugar do TOP ficou com Salvador, capital da Bahia, com a mesma pontuação do 9º lugar de 22/100. Novamente, a categoria com a maior pontuação é a “hospedagem”, seguida pela categoria de “viagem”.
Nesta categoria, os critérios usados são: popularidade do destino, diferença sazonal nos preços dos voos, acreditação aeroportuária de carbono e trens e ônibus.
Para acessar o ranking completo, acesse a plataforma da Kayak.