8 destinos brasileiros pouco conhecidos para descobrir

O Brasil é um país enorme com muitas praias, montanhas, metrópoles cosmopolitas, desertos, parques nacionais, florestas e muitos outros destinos com paisagens de aquecer o coração!

Por isso, muitas delas acabam sendo esquecidas, principalmente as que se encontram fora do radar turístico tradicional dos viajantes brasileiros. Pensando nisso, separamos, neste post, oito destinos pouco conhecidos do Brasil para conhecer em 2023.

1. Dunas do Rosado (RN)

 Dunas do Rosado

Foto: Kidamv28 via Wikipédia.

Entre os municípios Areia Branca e Porto do Mangue, fica o esplendoroso Dunas do Rosado, com 10 quilômetros quadrados de extensão. Viajantes costumam fazer o roteiro Ponta do Mel, um pacato vilarejo de Areia Branca, e Dunas do Rosado, mas tanto a rota quanto o destino potiguar ainda não é muito conhecido.

As Dunas do Rosado, como nome indica, são formadas por dunas que se estendem até o horizonte, dando à vida a um deserto ondulante que nem sequer parece ser uma paisagem do Brasil. O belo destino já apareceu em várias produções nacionais, como as novelas “Flor do Caribe” e “O Clone”.  

2. São Francisco do Sul (SC)

São Francisco do Sul (SC)

Foto: Secretaria de Turismo de São Francisco do Sul.

São Francisco do Sul é uma pequena cidade no litoral de Santa Catarina, cercada por vales e praias. Durante o verão, recebe muitos turistas para aproveitar as belas paisagens naturais do destino. A cidade possui, ainda, um belo porto, que é a principal atividade econômica do destino. Dá para chegar ao destino partindo de Joinville de ferry boat.

3. Ibitipoca (MG)

Ibitipoca

Foto: Econt via Wikipédia.

Para quem gosta de natureza, Ibitipoca é uma excelente opção de destino menos conhecido para viajar. O distrito do município Lima Duarte é muito procurado por casais em busca de um refúgio romântico em meio à natureza e aventureiros com vontade de explorar novas paisagens.

Isso porque lá fica o Parque Estadual do Ibitipoca, onde se encontram cachoeiras escondidas entre a mata, formações rochosas para escalar e mirantes naturais incríveis, como a famosa Janela do Céu.

4. Parque Nacional do Catimbau (PE)

Foto: Guilherme Jófili via Wikipédia.

O Parque Nacional do Catimbau, ou Vale do Catimbau, em Pernambuco, é outro destino da natureza ideal para aventureiros. Localizado a 300 quilômetros de Recife, o parque possui um pouco mais de 62 mil hectares de pura natureza, com formações rochosas, cavernas, trilhas ecológicas e vegetação abundante da caatinga. Para quem gosta de praticar trekking e escalada, é um destino muito interessante para passar as férias ou um feriado prolongado em 2023.

5. Cânion do Xingó (AL/SE)

cânions do xingó

Foto: SABER132 via Wikipédia.

Embora seja um dos pontos turísticos mais procurados do estado do Sergipe, o Cânion do Xingó ainda é um destino pouco conhecido. Formado por um conjunto de formações rochosas de coloração vermelha cortadas por um rio esverdeado, a paisagem do cânion é cativante. O principal passeio da região é o de barco pelo Rio São Francisco, que faz a divisa entre o estado de Alagoas e Sergipe.

6. Nobres (MT)

Nobres, no Mato Grosso, é um destino com uma beleza semelhante à de Bonito, no Mato Grosso do Sul. A combinação de rios límpidos que possibilitam observar o fundo e o nado dos peixes e grutas faz do lugar um destino inesquecível para viajantes.

Uma das principais atividades turísticas é a flutuação para observar os peixes. Para responder à procura dos turistas, foram construídas hospedagens aconchegantes e luxuosas perto do acesso à natureza, o que torna a estadia em Nobres mais especial.  

7. Analândia (SP)    

Analândia

Foto: Urbanetz via Wikipédia.

Quando o assunto é curtir a natureza, Analândia, a 230 quilômetros da grande São Paulo, não pode ficar de fora! Os principais atrativos turísticos da região são as cachoeiras.

A Cachoeira de Bocaina, por exemplo, tem águas de um azul intenso e, além do mergulho, oferece a possibilidade de praticar rapel e cascading no local. Já a Cachoeira do Escorrega é uma ótima opção para pernoitar entre a natureza, uma vez que conta com área para camping, estacionamento e restaurante.  

8. Ponta do Corumbau (BA)

Considerada uma das praias mais isoladas da Bahia, a Ponta do Corumbau é um destino paradisíaco capaz de conquistar o coração de todos os tipos de viajantes.

Na maré baixa, uma longa faixa de areia se forma entre o mar, permitindo que os turistas caminhem, tomem sol e brinquem na efêmera superfície. Além disso, quando a maré está baixa, é possível caminhar até 500 metros mar adentro. Para saber o momento exato de visitar a Ponta do Corumbau e pegar o fenômeno, é preciso conferir a tábua das marés.

Leia também
Para onde viajar na Páscoa 2024: destinos baratos para o feriado

A Páscoa 2024 será mais cedo do que no ano passado, visto que o Carnaval…

Férias de julho 2024: para onde ir com os filhos?

Nem sempre se sabe para onde ir com os filhos quando o assunto é viagem….

Para onde ir nas férias de julho 2024? 5 destinos nacionais

As férias de julho 2024 parecem estar longe, mas, na verdade, quanto mais cedo viajantes…