5 destinos de ecoturismo para conhecer no pós-pandemia
A preferência por estadias longe de zonas urbanas será uma das principais tendências para o turismo nacional. Turistas vão retomar as viagens para destinos privativos e sossegados, longe de aglomerações.
Além de ser mais seguro, o ecoturismo é ideal para quem busca clarear a mente, acalmar os nervos e exercitar o corpo após um período de sedentarismo forçado pelo isolamento social.
Separamos cinco dicas de destinos de ecoturismo para conhecer no território nacional.
Praia de Tambaba (PB)

Cerca de 30 km de João Pessoa (PA), está localizada a belíssima Praia de Tambaba. Com uma longa extensão de areia e falésias avermelhadas (rochedos que terminam no nível do mar e se encontram sob constante processo de erosão), é uma das praias mais exóticas do estado.
É conhecida por ser a primeira praia naturista do Nordeste! Quem não curte esse tipo de praia, no entanto, pode se aventurar na parte onde as roupas de banho são obrigatórias. Lá, também é possível surfar e passear de buggy.
Chapada dos Veadeiros (GO)

Localizado a cerca de 200 km de Brasília e 400 km de Goiânia, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros exibe uma bela combinação de cachoeiras, rochedos e piscinas naturais.
A cachoeira Santa Bárbara costuma ser o cartão postal do destino, mas o parque também conta com uma piscina formada por rochas que se assemelham a superfície da Lua, o Vale da Lua, uma cachoeira escondida entre as árvores de coloração esverdeada, a Cachoeira dos Cristais, e uma catarata em miniatura, a Catarata dos Coutos.
Urubici (SC)

Este município catarinense é um verdadeiro paraíso para os aventureiros! São morros, cachoeiras, grutas, trilhas e cavernas para explorar. Tem até um mirante de vidro para vislumbrar paisagens do alto.
Como são muitas atrações, é necessário visitar a cidade mais de uma vez para conhecer todas, o que não é motivo de reclamação para viajantes, certo?
Alguns pontos turísticos para conhecer são: Serra do Corvo, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Cascata do Vacariano, Parque Sete Quedas, Morro da Igreja e Trilha da Pedra Furada.
Poço Azul e Encanto Azul (MA)
Maranhão não tem apenas uma, mas duas belasnascentes situadas em meio a rochas e uma vasta floresta, o Poço Azul, no Parque Nacional da Chapada das Mesas,e o Encanto Azul. Ambas possuem intensas colorações azuladas capazes de hipnotizar qualquer um.
Com apenas 6 km de distância entre elas, é possível visitá-las sem qualquer pressa. O acesso foi melhorado ao longo dos anos para acomodar melhor os turistas, então os viajantes podem seguir até as nascentes com o próprio veículo, se desejado.
Monte Roraima (RR)
Este enorme monte, localizado na fronteira entre Venezuela, Brasil e Guiana, se eleva entre as nuvens. Do topo, a sensação é de imersão em um paraíso flutuante. Para os fanáticos por trilhas, esta é uma experiência incrível, porém intensa, de oito dias de caminhada.
Agências de turismo locais que promovem o passeio disponibilizam carregadores de equipamentos e três refeições por todo o período da caminhada, além de guias experientes, tornando-a menos cansativa. Ainda assim, é necessário estar em forma e com boa saúde emocional para encarar a caminhada.