Guia de Destinos

6 destinos memoráveis para passar o Natal

Natal é aquela época mágica pela qual todos nós esperamos. As pessoas estão mais caridosas, alegres e presentes à espera das festividades natalinas. O dia 24 e 25 de dezembro são reservados para momentos de união familiar.

E por que não viajar para curtir uma ceia de natal diferente para variar?

No fim do ano, todos estão cansados, desejando apenas relaxar com os entes queridos para recarregar as baterias para iniciar um ano novo. Viajar automaticamente vai para o topo da lista de prioridades e a maioria escolhe passar os dias de folga debaixo do sol, na praia.

Mas há dezenas de opções de destinos para celebrar as festividades, mesmo que não sejam lá muito tradicionais. O importante é viajar, certo?

Fizemos uma lista com seis locais maravilhosos para você e toda a sua família aproveitaram ao máximo o Natal 2019. Para garantir o melhor preço nas passagens aéreas, comece a procurar já. Assim, você também aumenta as suas chances de encontrar promoções relâmpago!

Petrópolis (RJ)

Natal em Petrópolis

Petrópolis é uma cidade para quem quer passar o Natal longe dos destinos tradicionais de férias de fim de ano. Você irá se deslumbrar com o Natal Imperial, o espetáculo de luzes que desperta o interesse de centenas de turistas.

O principal shopping de Petrópolis é uma rua de lojas ao céu aberto muito bacana, a Rua 16 de março. Todos os anos, ela recebe o Túnel de Luz por toda a sua extensão, criando uma rede de luzinhas acima da cabeça de quem passa.

Um dos atrativos mais aguardados é o desfile com mais de 206 artistas na Rua do Imperador, no Centro Histórico da cidade. São duas temáticas diferentes: carros alegóricos que ora contam a história do menino Jesus ao lado de atores caracterizados ora exibem o bom velhinho e seus ajudantes por todos os cantos.

Este ano, a programação conta com o Natal Cervejeiro. Para celebrar o título de Capital Estadual da Cerveja, Petrópolis vai receber um evento com participação de 18 cervejarias, além de gastronomia deliciosa e recreação infantil.

Outras atrações para conhecer são a Vila Imperial, localizada na Praça da Liberdade, que é palco de shows, o Vídeo Mapping na fachada da Câmara Municipal, e o Concerto Integração com apresentação de 500 cantores de diversos corais da cidade.

Uma baita programação para toda família, né?

Curitiba (PR)

Natal em Curitiba

Curitiba, a capital do Paraná, também possui uma extensa programação natalina, começando pelas 25 árvores de Natal espalhadas pela cidade. Dezenas de locais estratégicos recebem uma bela decoração com luzes e enfeites.  

Em 2019, o Bradesco celebra a 29ª edição do Coral de Natal. Considerado o evento mais tradicional de Curitiba, centenas de cantores e atores se juntam para dar vida a um espetáculo emocionante de cores, luzes e muita música.

Na Praça Santos Andrade, fica localizada a Vila de Natal, uma feira de artesanato, presentes e gastronomia com muito espírito natalino. Para tornar o passeio mais memorável, que tal ter uma vista privilegiada da Vila do alto da roda de gigante iluminada?

O Paço da Liberdade, a primeira sede da Prefeitura, apresenta uma tecnológica projeção computadorizada com animações, músicas e histórias sobre o Natal. Não deixe de bisbilhotar pela programação completa para planejar a sua viagem.

Dicas: Embora não seja inverno em Curitiba em dezembro, as temperaturas podem ser ligeiramente mais baixas.

Blumenau (RS)

Natal em Blumenau

Em Blumenau a festa natalina é a Magia do Natal. Durante 14 dias, o Parque Vila Germânica se transforma em uma autêntica Vila de Natal. Nela, você encontra uma máquina de neve que torna o clima de festividades ainda mais emblemático.

É mandatório para todos os turistas, principalmente aqueles que querem experimentar um autêntico Natal de neve.

O Mercado de Natal traz variedades de decorações e produtos com temática natalina bem como uma variedade de biscoitos de gengibre e mel decorados. Lá perto, se encontra a Oficina de Biscoitos e o Trenzinho de Natal.

A novidade deste ano é a pista de patinação no gelo que promete despertar o amor pelos esportes de inverno em todos os visitantes.

Para finalizar essa programação gostosa, são realizados oito desfiles alegóricos ao longo dos dias de celebração. É uma viagem perfeita para levar os filhos, sobrinhos, primos, irmãos, os pais, o cachorro… Ou seja, a família inteira!

Nova York (Estados Unidos)

Nova York

Depois de anos e anos assistindo filmes americanos de Natal, faz sentido querer conhecer a famosa ‘Grande Maça’, não é verdade?

As celebrações em Nova York são diversas e acontecem em toda parte, desde os bairros belamente decorados pelos próprios moradores quanto pela programação municipal.

No Rockfeller Center, você pode patinar no gelo sob uma árvore de natal de 25 metros de altura e iluminação de 30 mil luzes LED. Se não leva jeito para o esporte, pode passear pelas muitas feiras natalinas espalhadas pelo centro. São opções perfeitas para comprar lembrançinhas para os amigos e familiares.

Na 5ª Avenida, onde estão localizadas as lojas de marcas luxuosas, as vitrines das mesmas ganham vida com decorações brilhantes e divertidas. Vale a pena conhecer como os americanos gostam de deixar a paisagem urbana menos cinzenta e tediosa no período natalino.

O espetáculo Um conto de Natal, sobre a tradicional história do arrogante senhor Scrooge e os três fantasmas de Natal que o ajudam a se tornar uma pessoa mais caridosa, é uma boa pedida para os amantes das artes ou simplesmente para quem quer conhecer a Broadway.

Dicas: Nova York é bem fria em dezembro. As temperaturas podem chegar até 0 graus Celsius, sendo que há probabilidades de neve. Confira a previsão do tempo antes de embarcar para se preparar para o clima. Embora seja feriado no dia 25, muitas atrações continuam abertas, então, aproveite!

Paris (França)

Paris França

A Cidade nas Luzes se torna ainda mais brilhante no Natal. Em Paris, a aparência é tudo nesta época do ano. As ruas da cidade ficam recheadas de decorações luminosas e coloridas.

A decoração mais extravagante pode ser encontrada na Champs Elysées. Há até mesmo um ônibus especial que circula pelos atrativos mais espirituosos.

Similarmente, também é possível apreciar a explosão de luzes nas vitrines e interiores de lojas de departamento. Observar as vitrines é uma atividade comum nesta época do ano para os parisienses.  

Visite as galerias Lafayette, onde também se encontra uma gigante árvore de Natal, Le Printemps e BHV Marais para apreciar as melhores decorações.

Para desfrutar da arquitetura exuberante das igrejas francesas e aproveitar o feriado ao mesmo tempo, visite a Saint-Germain dês Prés, La Madeleine e Sainte-Chapelle, de longe a mais espetacular de todas.

Na época do Natal, são realizados concertos de música clássica, os quais combinam com a atmosfera etérea das igrejas. Além disso, a Torre Eiffel também recebe um concerto na véspera de Natal.

A experiência pode parecer um tanto distinta para quem não está acostumado com esse gênero musical, mas vale a pena conferir os espetáculos. Afinal, se você cruzou o mundo para chegar na França, tem que aproveitar cada minuto da viagem, não é?

Dicas: Use casacos bem pesados para escapar do frio constante de 8 a 4 graus celsius de dezembro. A maioria dos estabelecimentos fecha no dia 25, então, vale a pena deixar o planejamento de viagem redondinho durante a estada no país para não ter imprevistos.

Bruxelas (Bélgica)

Bruxelas

O Natal em Bruxelas é uma grande festa de luzes e cores. O forte da cidade nesta época é o imenso mercado de Natal ao céu aberto com 200 lojas de artesanato, decoração e comes e bebes. Além disso, você também pode dar uma volta na roda gigante e carrossel iluminado nas festividades conhecidas como Plaisirs d’Hiver.

Para os turistas, experimentar os waffles e vinho quente locais é uma parada obrigatória. Eles são servidos nas lojinhas as ruelas próximas ao centro de Bruxelas. Basta andar por elas que logo você sentirá o cheiro.

O restante da programação das festividades conta com vídeo mapping, com projeção na Sainte-Catherine Church e no cassino Boulevard Anspach. Há também uma atração interessada chamada The Dome, que consiste em duas cúpulas com projeções em seu interior para transportá-lo para terras encantadas.

Ao longo do mês de dezembro, diversos desfiles natalinos tomam conta das ruas da cidade. Para aproveitar a ceia na véspera de Natal na cidade, é preciso fazer reserva nos restaurantes com antecedência porque a concorrência é alta.

O Brasserie La Quincaillerie é uma boa pedida. Outras opções são os restaurantes franceses Artisauce e L’Harmony. Estes também ficam abertos no dia de Natal.

Dicas: No dia 25 de dezembro, tudo fecha em Bruxelas e as festividades cessam. Como no Brasil, as maiores comemorações acontecem no dia 24. Portanto, aproveite bem a programação nos dias que antecedem o Natal. Outro detalhe que vale a pena lembrar é que, na Bélgica, é extremamente frio nesta época do ano.

Gostou das nossas dicas? Procuramos opções nacionais e internacionais para satisfazer todos os gostos. Não importa em qual destino turístico você estiver neste Natal, aproveite bem as festividades em família e os dias de folga para começar com ano com bastante positividade.