Dinamarca é o primeiro país europeu a suspender todas as restrições contra COVID-19
Nesta sexta-feira (10), a Dinamarca se tornou o primeiro país europeu a retornar à vida pré-pandemia. Todas as restrições contra a COVID-19 foram suspensas.
Nessa nova fase, estão permitidos eventos para 50 mil pessoas sem que seja necessário apresentar comprovante de vacinação ou teste negativo de COVID-19. No último dia 4 de setembro, um festival para 15 mil pessoas intitulado “Retorno à Vida” já tinha sido realizado em Copenhague para comemorar a nova realidade do país.
As boates também poderão voltar a abrir e não será necessário apresentar nenhum documento para curtir a noite. Restaurantes e estádios de esporte também não irão exigir mais a apresentação do “passe de COVID”, implementado neste ano como forma de conter a propagação do vírus.
- Confira ainda! Feriados 2021-2022: CVC lança ofertas de pacotes de viagens, passagens aéreas e hospedagens
Nas escolas, as crianças não serão mais mandadas de volta para casa por terem entrado em contato com pessoas infectadas.
Pandemia na Dinamarca
Com cerca de 80% da população imunizada, a Dinamarca registra aproximadamente 500 casos de coronavírus por dia. Agora, grupos mais vulneráveis estão recebendo uma terceira dose de vacina.
Além da alta taxa de vacinação, os residentes do país demonstraram muita confiança nas autoridades locais, cumprindo as normas contra a COVID-19 segundo as orientações.
As autoridades do país continuarão a monitorar a situação dos hospitais e sequenciar as amostras de vírus para acompanhar a sua evolução. O ministro da Saúde, Magnus Heunicke, garantiu que o governo não hesitará em agir rapidamente se a pandemia voltar a ameaçar a sociedade dinamarquesa.
Via: Politico.