Quem é fã de comida japonesa sabe que os combinados de sushi não são lá tão baratos assim. Dependendo da região onde se mora no Brasil, os valores, que já são caros por natureza, podem ser exorbitantes. Mas dificilmente algum deles se igualará ao combinado de R$ 12 mil oferecido pelo restaurante Sushi Kirimon, em Osaka, no Japão.
Por apresentar esse valor expressivo, o combinado de sushi de 20 peças quebrou o recorde de ‘sushi mais caro do mundo’ do Guinness World Records. Na moeda local, ele custa 350 mil ienes. Na moeda brasileira, 12 mil reais.
A alta gastronomia japonesa é meticulosa e, para produzir certos pratos, aprendizes passam anos treinando e aprendendo as técnicas culinárias necessárias, as quais são passadas de geração para geração.
O combinado “Kiwami Omakase” é uma dessas peças, reunindo várias técnicas tradicionais da culinária japonesa em sua produção. Do mesmo modo, os ingredientes são cuidadosamente selecionados e oriundos de várias partes do Japão, como Hokkaido, Oita, Shizuoka e Awaji.
O prato é composto por algumas peças de nigiri (peixe cru sobre um pedaço de arroz), alguns sashimis (salmão cru sem arroz) e apenas duas peças de maki (sushi em formato de rolo que conta com peixe cru, alga e arroz). Após a adição de todas as peças de sushi, o combinado é finalizado com uma pitada de folha de ouro.
O recorde anterior, estabelecido em 2010, pertencia ao chef filipino Angelito Araneta Jr. O prato assinado por ele conta com algumas peças de nigiri enfeitadas com diamantes e envoltas em folhas de ouro de 24 quilates. Para comer esse refinado prato, é preciso desembolsar R$ 9.692.
Via: Guinness World Records.