Documentos necessários para entrar nos EUA e na União Européia
Dessa vez vamos ajudar a tirar todas as dúvidas relacionadas aos documentos que devem ser apresentados aos agentes de imigração tanto nos Estados Unidos quanto na União Européia para ter sua entrada nos países autorizada.
Que tal começar pelo país que mais atrai turistas e que tem a maior burocracia para conseguir o visto?
1. Estados Unidos
Uma boa parcela dos brasileiros sonha conhecer a terra do Tio Sam, mas receia ser barrado na hora de tirar o visto. Segundo a Embaixada Norte-Americana no Brasil a taxa de recusa triplicou em 2016 em comparação com o ano anterior, sem justificar o motivo, mas especula-se que sejam efeitos da crise brasileira e a quantidade de pessoas indo pra lá para depois ficar trabalhando ilegal. E pobre de nós, turistas, pagamos o pato. Mas não criemos pânico! Tenhamos fé, apresentemos toda a documentação solicitada pela embaixada e habemus visto!
1.1. Visto americano
Apesar de toda especulação, o visto americano continua sendo obrigatório. Então, não deixe para última hora. Tão logo você decida sua viagem vá preparar a documentação pro visto. Ele tem validade de 10 anos. Mais informações sobre o visto aqui: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/niv
1.2 Passaporte válido
O passaporte precisa ter validade (recomenda-se, no mínimo, até 6 meses antes da data da viagem) e possuir o visto americano colado em uma de suas páginas. Se seu passaporte perder a validade e o visto não, ande com o antigo e o novo.
Dica de post: passagens aéreas baratas 2018 para viajar de madrugada pelo Brasil.1.3 Seguro Viagem
É um requisito para entrar no país e assim não necessitar do governo americano. Lembre-se de imprimir a apólice.
1.4 Passagem de Volta
Você precisará comprovar na imigração que tem data certa para voltar (lembra da galera que tem ido com intenção de ficar ilegal?). Se você não conseguir comprovar quando vai voltar, é tchau e benção.
Se você pretende ficar um longo período, busque meios de comprovar isso.
1.5 Comprovante de reserva de hospedagem
É uma forma de mostrar que você está indo para passear, seja hotel, hostel, Airbnb… Se for ficar em casa de amigos, apresente uma carta-convite que comprove que tem onde se hospedar.
1.6 Comprovante de capacidade financeira
Os EUA sempre vão querer saber que você não está indo pra lá para ficar ilegal e ainda viver às custas do governo. Então, tenha como comprovar que tem como se manter durante a viagem, seja com dinheiro vivo, extrato do cartão VTM, limite do cartão de crédito… Tenha meios de comprovar uma média de U$60,00 diários, pelo menos.
Comprovante de aluguel de carro, compra de tickets de atrações turísticas também são bons indícios de que você está só a passeio e não pretende ficar ilegal no país, o que pode ajudar na hora da imigração.
Pode ser que nada disso seja pedido para ser verificado, mas vai que…
Para promoção de passagens aéreas, clique no link e visite nossa página inicial, se preferir você também pode entender mais sobre o assunto: passagens aéreas de madrugada tão discutido por quem busca preços mais baixos.2. União Européia
1.1 Visto on arrival
Ao contrário dos EUA, os brasileiros que decidem visitar os países da União Européia não precisam tirar visto antecipadamente. Ele é concedido on arrival, ou seja, na chegada no aeroporto, por um fiscal da imigração. Os países abrangidos pelo Tratado de Schengen costuma oferecer 90 dias de vistos a nós brasileiros mesmo que o período de viagem seja inferior.
O Tratado de Schengen é um acordo entre países europeus que garante a livre circulação das pessoas entre os países que o assinaram. É por isso que você roda a maior parte da Europa, mas seu passaporte só é carimbado na chegada e na saída.
E mesmo países fora do bloco da União Européia, como Turquia, Rússia, Albânia, Bósnia e outros, não costumam pedir visto aos brasileiros, também funciona on arrival.
E quais são os documentos que preciso apresentar para conseguir o visto de chegada por aqui?
2.1. Passaporte
Aqui vale a mesma regra dos Estados Unidos. Basta o passaporte ter validade, mas é recomendável que ainda tenha uns 6 meses de validade pela frente. Se seu passaporte está vencendo ou vencido ou você ainda não tem um, veja como tirar aqui: www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/requerer-passaporte
2.2. Seguro viagem
Nem todos os países que fazem parte da União Européia fazem parte do acordo de Schengen. União Européia e Tratado de Schengen são coisas diferentes, porém para entrar em todos os países que fazem parte do acordo é item obrigatório apresentar o seguro viagem, pois este está previsto no acordo. Então, se você for só a um país não faz parte do Tratado, mas é um país da União Européia não teria a obrigação de apresentar o seguro, embora ele seja um item indispensável, já para a França, por exemplo, é obrigatório. Entendido? Mas obrigatório ou não, nunca deixe de fazê-lo, por favor! E lembre-se de imprimir a apólice!
2.3 Passagem de volta
Na União Européia, também é necessário comprovar que tem data para voltar. Embora o “turismo ilegal” não seja tão massivo quanto nos Estados Unidos (ou talvez seja mais diluído entre os países membros), é o item mais pedido pelos fiscais da imigração por essas bandas.
2.4 Comprovante de hospedagem ou carta-convite
Assim, como nos Estados Unidos, é mais um item muito solicitado para fins de comprovação de que você está ali a passeio mesmo e não querendo passar mais tempo do que o permitido. Se por um lado é um dos documentos mais pedidos, é um dos mais fáceis de conseguir. Basta fazer uma reserva em qualquer site de hospedagem que permita cancelamento grátis. Menos um item da lista para resolver. E, caso seus planos mudem durante a viagem, o cancelamento grátis, te dá a flexibilidade de seguir seu rumo.
Se a opção for a carta-convite, seu anfitrião, precisa residir legalmente no país. No caso da Europa, ele deve ser cidadão europeu ou possuir um visto que dê direito a residência permanente. Não bastam vistos temporários de estudante, trabalho ou turismo.
2.5 Comprovante financeiro
Tente comprovar que, de alguma forma (VTM, dinheiro, cartão de crédito), você tem uma média de 65,00 euros para se manter por dia durante a viagem.
A intenção do agente não é barrar turista que vai gerar renda para o país, mas sim aquele que pretende entrar no país e não mais sair.