Ecoturismo sustentável é resposta para impulsionar turismo e preservar meio ambiente, segundo ministro do Turismo
Combater as mudanças climáticas, preservar o meio ambiente e promover a sustentabilidade de comunidades locais. Essas são algumas das ações que o Ministério do Turismo, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, têm procurado desenvolver no país.
- Veja também: Destinos baratos do Nordeste para viajar em 2024
Em evento do “MTur Itinerante” realizado em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, o ministro do Turismo defendeu a necessidade de fortalecer o ecoturismo sustentável no Brasil.
Esta modalidade do turismo enfatiza a preservação do meio ambiente e a conscientização de comunidades locais e turistas acerca do cuidado com a natureza. Proporcionar experiências únicas para turistas, visando atrair visitantes para movimentar a economia local, é outro objetivo do ecoturismo sustentável.
A ideia do ministro do Turismo, Celso Sabino, é desenvolver as populações que residem nas regiões do Pantanal, Bonito, Floresta Amazônica, entre outros, para que elas sejam capazes de se sustentar com qualidade enquanto corroboram para a conservação do meio ambiente.
Outra ideia das pastas é facilitar o financiamento para empresas do segmento do turismo, como operadoras de viagem e hotéis, e pequenos empreendedores. Dessa forma, eles conseguirão desenvolver iniciativas para explorar o ecoturismo sustentável.
Ecoturismo x Ecoturismo sustentável
A grande diferença entre o ecoturismo tradicional e o ecoturismo sustentável está justamente no compromisso com a educação ambiental, bem-estar das comunidades locais e preservação dos ambientes naturais.
A responsabilidade social dessa modalidade do turismo é mais profunda em comparação ao ecoturismo tradicional. Este está mais relacionado a viagens e atividades em destinos da natureza, visando a apreciação de montanhas, rios, praias, lagos, florestas, entre outros.
Destinos de ecoturismo sustentável no Brasil
O Brasil já conta com uma vasta variedade de destinos de ecoturismo sustentável. Além de Bonito, a Chapada Diamantina, na Bahia; Fernando de Noronha, em Pernambuco; e a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, são destinos que focam na conservação do ecossistema local e na sustentabilidade.
A Ilha do Mel, no Paraná; os Lençóis Maranhenses, no Maranhão; e a Ilha Grande, no Rio de Janeiro, também entram nesta lista.
Todos os destinos mencionados ofertam, para turistas, uma variedade de atividades para se conectar com a natureza, como trilhas, banhos de cachoeira, observação de aves ou outras animais, praias para relaxar e passeios de barco ou de buggy pela paisagem local.
Via: Campo Grande News.