Ecoturismo sustentável é resposta para impulsionar turismo e preservar meio ambiente, segundo ministro do Turismo

Combater as mudanças climáticas, preservar o meio ambiente e promover a sustentabilidade de comunidades locais. Essas são algumas das ações que o Ministério do Turismo, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, têm procurado desenvolver no país.

Em evento do “MTur Itinerante” realizado em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, o ministro do Turismo defendeu a necessidade de fortalecer o ecoturismo sustentável no Brasil.

Esta modalidade do turismo enfatiza a preservação do meio ambiente e a conscientização de comunidades locais e turistas acerca do cuidado com a natureza. Proporcionar experiências únicas para turistas, visando atrair visitantes para movimentar a economia local, é outro objetivo do ecoturismo sustentável.

A ideia do ministro do Turismo, Celso Sabino, é desenvolver as populações que residem nas regiões do Pantanal, Bonito, Floresta Amazônica, entre outros, para que elas sejam capazes de se sustentar com qualidade enquanto corroboram para a conservação do meio ambiente.

Outra ideia das pastas é facilitar o financiamento para empresas do segmento do turismo, como operadoras de viagem e hotéis, e pequenos empreendedores. Dessa forma, eles conseguirão desenvolver iniciativas para explorar o ecoturismo sustentável.

Ecoturismo x Ecoturismo sustentável

A grande diferença entre o ecoturismo tradicional e o ecoturismo sustentável está justamente no compromisso com a educação ambiental, bem-estar das comunidades locais e preservação dos ambientes naturais.

A responsabilidade social dessa modalidade do turismo é mais profunda em comparação ao ecoturismo tradicional. Este está mais relacionado a viagens e atividades em destinos da natureza, visando a apreciação de montanhas, rios, praias, lagos, florestas, entre outros.

Destinos de ecoturismo sustentável no Brasil

O Brasil já conta com uma vasta variedade de destinos de ecoturismo sustentável. Além de Bonito, a Chapada Diamantina, na Bahia; Fernando de Noronha, em Pernambuco; e a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, são destinos que focam na conservação do ecossistema local e na sustentabilidade.

Fernando de Noronha

A Ilha do Mel, no Paraná; os Lençóis Maranhenses, no Maranhão; e a Ilha Grande, no Rio de Janeiro, também entram nesta lista.

Ilha do Mel.

Todos os destinos mencionados ofertam, para turistas, uma variedade de atividades para se conectar com a natureza, como trilhas, banhos de cachoeira, observação de aves ou outras animais, praias para relaxar e passeios de barco ou de buggy pela paisagem local.

Via: Campo Grande News.

Leia também
Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…

Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…