Embaixada dos Estados Unidos planeja emitir 1 milhão de vistos de turismo até o fim deste ano

Após o tempo de espera para emitir vistos de turismo para os Estados Unidos bater o recorde de 600 dias, a Embaixada dos Estados Unidos tomou algumas decisões para agilizar o processo. A nova meta é reduzir o tempo de emissão de vistos para menos de um mês.

Para isso, a Embaixada dos EUA tem contratado novos funcionários e trabalhado horas adicionais para responder à demanda.

O período para a renovação do documento de viagem vencido com isenção de entrevista nos consulados norte-americanos foi ampliado de 12 para 48 meses. Então, viajantes que já tiraram o visto de turismo para os EUA em algum momento não precisam participar de todo o processo novamente.

Atualmente, as cinco entidades consulares processam um pouco mais de 6 mil solicitações de vistos diariamente. Até o fim deste ano, a expectativa é ultrapassar a marca de concessão de 1 milhão de vistos para viajantes brasileiros, a mesma quantidade emitida entre os anos de 2012 e 2014.

A recomendação para viajantes enquanto o tempo de espera para a emissão de visto não diminui é se planejar com antecedência para viajar aos Estados Unidos.

Todos os requerimentos para a emissão de cada tipo de documento podem ser encontrados na plataforma da Embaixada. Além disso, o solicitante deve verificar se é elegível para a renovação de visto sem necessidade de entrevista.

Atraso na emissão de vistos de turismo para os EUA

Durante a pandemia de coronavírus, a emissão de vistos para os Estados Unidos ficou restrita. A prioridade dos atendimentos eram situações de emergência, como questões de saúde de viajantes ou familiares.

Quando a emissão de vistos foi reaberta para todos os viajantes, a quantidade de solicitações esperadas ultrapassou a expectativa das entidades consulares. Com a crescente demanda, o tempo de espera para emitir o documento cresceu até chegar a 20 meses em São Paulo.

Nos demais consulados norte-americanos no Brasil, a fila de espera é um pouco menor, como é o caso do Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. Então, viajantes que têm a possibilidade de viajar para os outros locais podem fazê-lo para evitar o maior tempo.

Via: O Globo.

Leia também
Comissão aprova permissão para hotéis reduzirem a primeira diária em até três horas

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que reduz em até…

Azul e GOL anunciam fusão para criar gigante da aviação brasileira

A Azul e a GOL anunciaram acordo de fusão das companhias aéreas na última quarta-feira…

Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…