Embaixada dos Estados Unidos planeja emitir 1 milhão de vistos de turismo até o fim deste ano

Após o tempo de espera para emitir vistos de turismo para os Estados Unidos bater o recorde de 600 dias, a Embaixada dos Estados Unidos tomou algumas decisões para agilizar o processo. A nova meta é reduzir o tempo de emissão de vistos para menos de um mês.

Para isso, a Embaixada dos EUA tem contratado novos funcionários e trabalhado horas adicionais para responder à demanda.

O período para a renovação do documento de viagem vencido com isenção de entrevista nos consulados norte-americanos foi ampliado de 12 para 48 meses. Então, viajantes que já tiraram o visto de turismo para os EUA em algum momento não precisam participar de todo o processo novamente.

Atualmente, as cinco entidades consulares processam um pouco mais de 6 mil solicitações de vistos diariamente. Até o fim deste ano, a expectativa é ultrapassar a marca de concessão de 1 milhão de vistos para viajantes brasileiros, a mesma quantidade emitida entre os anos de 2012 e 2014.

A recomendação para viajantes enquanto o tempo de espera para a emissão de visto não diminui é se planejar com antecedência para viajar aos Estados Unidos.

Todos os requerimentos para a emissão de cada tipo de documento podem ser encontrados na plataforma da Embaixada. Além disso, o solicitante deve verificar se é elegível para a renovação de visto sem necessidade de entrevista.

Atraso na emissão de vistos de turismo para os EUA

Durante a pandemia de coronavírus, a emissão de vistos para os Estados Unidos ficou restrita. A prioridade dos atendimentos eram situações de emergência, como questões de saúde de viajantes ou familiares.

Quando a emissão de vistos foi reaberta para todos os viajantes, a quantidade de solicitações esperadas ultrapassou a expectativa das entidades consulares. Com a crescente demanda, o tempo de espera para emitir o documento cresceu até chegar a 20 meses em São Paulo.

Nos demais consulados norte-americanos no Brasil, a fila de espera é um pouco menor, como é o caso do Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. Então, viajantes que têm a possibilidade de viajar para os outros locais podem fazê-lo para evitar o maior tempo.

Via: O Globo.

Leia também
Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…

Azul cria fundo social humanitário para ajudar as vítimas das enchentes no RS

A Azul criou, em parceria com a Associação Voar, Fundo Social Humanitário para ajudar as…

Sair da versão mobile