A Embaixada dos Estados Unidos está trabalhando a todo vapor para reduzir o tempo de espera na fila para emissão de visto de Negócios e Turismo, o B1/B2.
Recentemente, o tempo de espera no consulado de São Paulo bateu um recorde de 600 dias. Outras localidades também contam com longos dias de espera, o que dificulta os planos de viagem dos viajantes brasileiros: Brasília (469 dias), Rio de Janeiro (451 dias), Recife (400 dias) e Porto Alegre (271 dias).
Para reduzir essa longa espera, a Embaixada contratou mais agentes consulares em suas entidades espalhadas pelo país e expandiu as horas de trabalho.
A ministra-conselheira para Assuntos Consulares e chefe de Operações de Vistos na Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Kimberly Kelly, compartilhou, ainda, mais duas decisões tomadas pela Embaixada para agilizar o processo de emissão.
Uma delas é a abertura de um Centro de Entrega de Documentos em Recife, capital pernambucana. Esta é a única entidade consular da região Nordeste. A outra é o início do expediente aos sábados.
“O Centro de Entrega de Documentos é mais uma iniciativa do Consulado para agilizar o atendimento aos solicitantes de visto e, como isso, aumentar o número de vistos processados por semana”, afirmou a ministra-conselheira.
Quem precisar fazer uma entrevista pessoal, no entanto, deverá comparecer à sede do consulado em Recife, no bairro da Boa Vista. Viajantes que só forem renovar o visto de Negócios e Turismo, independentemente da sua localização no Brasil, não precisam fazer entrevista.
Via: Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil.