Empresas de turismo usam inteligência artificial para aprimorar serviços
A inteligência artificial é uma maneira interessante de aprimorar os serviços fornecidos por agências e plataformas de turismo. A Decolar, agência online com 23 anos de atuação no mercado da América Latina, tem usado a IA para melhorar vários aspectos do trabalho.
Um dos principais usos da inteligência artificial no ramo de viagens está na personalização de produtos/serviços de viagem conforme os gostos e as necessidades específicas de cada viajante. Além de auxiliar na estruturação de experiências personalizadas, a ferramenta ajuda o viajante a encontrar os melhores produtos para o seu gosto.
A Decolar usa ferramentas de inteligência artificial para fazer combinações de itinerários de viagem — podendo a chegar a 3 milhões de combos por dia! — para oferecer as melhores opções ao usuário.
Por isso, a IA consegue indicar ao viajante se o preço de uma passagem aérea está mais baixo do que o normal, ou combinar voos de ida e volta com os melhores preços e datas. Assim, o usuário consegue tomar uma decisão mais acertada e consciente para a sua viagem, reduzindo a possibilidade de prejuízos.
O site e o app da Decolar oferecem produtos de mais de 300 companhias aéreas, mais de 1 milhão de acomodações, mais de 7.500 atividades turísticas em toda a América Latina, e muito mais. Como encontrar as opções mais adequadas para o seu itinerário de viagem sem ajuda, não é mesmo?
Outra empresa que usa a IA para aprimorar a experiência do cliente é o Airbnb, que conduziu uma série de melhorias na sua plataforma e aplicativo para entregar um serviço melhor para todos os usuários. Entre as alterações estão opções mais específicas na ferramenta de buscas por acomodações e informações mais detalhadas de check-in e check-out.
Inteligência artificial no turismo
A tendência é que ferramentas de inteligência artificial sejam desenvolvidas e aplicadas em mais setores das empresas do setor de turismo, incluindo companhias aéreas, agências de turismo e plataformas de hospedagem.
Além disso, os próprios viajantes podem usar ferramentas de IA para montar roteiros mais satisfatórios e econômicos para as suas viagens. Para concorrer com IAs independentes, as empresas do turismo precisam aprimorar os seus serviços.
Via: Revista LIDE.