Empresas de turismo usam inteligência artificial para aprimorar serviços

A inteligência artificial é uma maneira interessante de aprimorar os serviços fornecidos por agências e plataformas de turismo. A Decolar, agência online com 23 anos de atuação no mercado da América Latina, tem usado a IA para melhorar vários aspectos do trabalho.

Um dos principais usos da inteligência artificial no ramo de viagens está na personalização de produtos/serviços de viagem conforme os gostos e as necessidades específicas de cada viajante. Além de auxiliar na estruturação de experiências personalizadas, a ferramenta ajuda o viajante a encontrar os melhores produtos para o seu gosto.

A Decolar usa ferramentas de inteligência artificial para fazer combinações de itinerários de viagem — podendo a chegar a 3 milhões de combos por dia! — para oferecer as melhores opções ao usuário.

Por isso, a IA consegue indicar ao viajante se o preço de uma passagem aérea está mais baixo do que o normal, ou combinar voos de ida e volta com os melhores preços e datas. Assim, o usuário consegue tomar uma decisão mais acertada e consciente para a sua viagem, reduzindo a possibilidade de prejuízos.

O site e o app da Decolar oferecem produtos de mais de 300 companhias aéreas, mais de 1 milhão de acomodações, mais de 7.500 atividades turísticas em toda a América Latina, e muito mais. Como encontrar as opções mais adequadas para o seu itinerário de viagem sem ajuda, não é mesmo?

Outra empresa que usa a IA para aprimorar a experiência do cliente é o Airbnb, que conduziu uma série de melhorias na sua plataforma e aplicativo para entregar um serviço melhor para todos os usuários. Entre as alterações estão opções mais específicas na ferramenta de buscas por acomodações e informações mais detalhadas de check-in e check-out.

Inteligência artificial no turismo

A tendência é que ferramentas de inteligência artificial sejam desenvolvidas e aplicadas em mais setores das empresas do setor de turismo, incluindo companhias aéreas, agências de turismo e plataformas de hospedagem.

Além disso, os próprios viajantes podem usar ferramentas de IA para montar roteiros mais satisfatórios e econômicos para as suas viagens. Para concorrer com IAs independentes, as empresas do turismo precisam aprimorar os seus serviços.

Via: Revista LIDE.

Leia também
Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…

Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…