Às vezes viajantes querem economizar o máximo possível na compra de passagens aéreas, hospedagem e pacotes de viagem para conseguir aproveitar a estadia no destino selecionado sem preocupação. Mas, é preciso saber onde e como encontrar ofertas de viagens confiáveis para não sair no prejuízo.
O HotéisRIO (Sindicato dos Meios de Hospedagem e Hospedagem da Cidade do Rio de Janeiro) e a Abav-RJ (Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro) se juntaram para criar uma campanha educativa sobre os perigos de promoções fajutas. Ela será divulgada nos canais digitais das organizações nos próximos dias.
“Temos visto uma sucessão de problemas com OTAS que comercializam pacotes a preços abaixo do mercado e a realidade é que este modelo de negócio não se sustenta, causando grande transtorno, o que resulta na insegurança do viajante, com impacto em todo o mercado”, conta o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes.
Com o mote “Não pague caro por querer pagar mais barato”, a campanha convida o viajante a refletir sobre os preços extremamente baratos de pacotes de viagem antes de fechar a compra.
O barato pode sair caro
O primeiro instinto do viajante que encontra uma mega oferta normalmente é fazer a aquisição o mais rápido possível para economizar. Entretanto, preços muito abaixo do mercado não costumam ser confiáveis.
Se não são ofertados por empresas confiáveis e com um longo histórico de honrar aquisições de clientes, como companhias aéreas tradicionais (Azul, GOL e LATAM) e low cost e agências de turismo, é provável que o negócio não seja tão bom quanto parece.
O presidente da Abav-RJ, Luiz Strauss, aconselha viajantes a ficarem atentos à promessa de viagens futuras. Os serviços de viagens e turismo estão suscetíveis a efeitos externos, como câmbio, tributação, preço do combustível, oferta e procura, entre outros. Dessa maneira, é muito difícil oferecer pacotes para uma data muito distante por um bom preço.