Espanha antecipa reabertura de fronteiras com alguns países para salvar o turismo
A Espanha voltou a antecipar os planos de reabertura das fronteiras devido à preocupação com o turismo, na última segunda-feira (15). A mudança de perspectiva se deu após uma análise de dados considerados favoráveis no combate à pandemia de coronavírus.
Setores econômicos também pressionaram o governo para que adiantasse os planos de retomada do turismo internacional. Em resposta, o Primeiro-Ministro, Pedro Sánchez, anunciou que a abertura de todas as fronteiras com países europeus, executando com Portugal, acontecerá a partir deste domingo (21). Os portugueses só poderão entrar no país a partir do dia 1º de julho.
Sánchez expressou a preocupação com os crescentes casos de coronavírus na Rússia e no continente americano. Por isso, espera que a Comissão Europeia desenvolva rapidamente a lista de países com os quais as fronteiras externas poderão ser abertas.
Para a entrada de turistas ingleses, no entanto, o país requer que sejam feitos três testes rápidos de COVID-19, mais um período de quarentena de 14 dias. Atualmente, a Inglaterra conta com 157.545 casos confirmados. Os turistas dos países da zona Schengen não contam com medidas diferenciadas para a entrada na Espanha.
O governo espanhol revisou o balanço total de vítimas de coronavírus no país e, nesta sexta-feira (19), chegou à conclusão que o vírus deixou 28.313 mortos. A Espanha também registrou 245.268 casos ao longo da pandemia. O país está há 12 dias sem registrar novas mortes por conta do coronavírus.