Espanha vai ser incluída na lista de países europeus que planejam introduzir um certificado de vacinação para facilitar a entrada e o deslocamento de viajantes no país. Assim, turistas que tomaram a vacina da COVID-19 vão poder transitar livremente pelos pontos turísticos espanhóis.
A intenção também é ajudar o setor turístico a recuperar os prejuízos causados pela pandemia da COVID-19. De acordo com dados do El País, a Espanha perdeu cerca de 20 milhões de turistas internacionais em 2020 em razão da pandemia da COVID-19.
A ministra do Turismo, Reyes Maroto, anunciou que o governo da Espanha quer introduzir uma espécie de carteirinha de vacinação semelhante às planejadas pela Dinamarca e Grécia, Islândia.
Segundo ela, a responsabilidade do governo não é somente resistir ao coronavírus, mas também assegurar a posição competitiva da Espanha no cenário do turismo global. Ela destacou, ainda, a necessidade de “digitalizar” o turismo espanhol.
A ideia não é somente popular na Espanha
No ano passado, um oficial da União Europeia (UE) afirmou que passageiros internacionais deverão apresentar evidência de ter tomado uma das vacinas contra a COVID-19 para cruzar as fronteiras dos países do Espaço de Schengen, composto por 26 países europeus.
O primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, propôs a criação de um documento de viagem para os membros da UE, similar a um “passaporte de vacinação”. Dessa forma, a entrada e o controle de turistas vacinados serão facilitados.
A presidente da Comissão da UE, Ursula Von der Leyen, gostou da proposta, mas afirmou que é necessário discutir a implantação de um documento como este.
Via: Schengen Visa Info.