A estação ferroviária de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, construída no final do século XIX, passará por uma reestruturação para atrair turistas! Como os trilhos estão desativados, a estação está há muito tempo sem uso.
A estação Chrockatt de Sá fica a 50 km do Centro Histórico do destino. O local será trazido de volta à vida com a construção de uma casa de shows e espaço para eventos, além da renovação das estruturas existentes. Os 20 moradores do subdistrito de Chrockatt de Sá relatam que a estação é atualmente habitada somente por morcegos.
O ecoturismo é outra aposta da prefeitura de Ouro Preto, responsável pelas obras, para o entorno da estação. Entre os planos estão um hotel-fazenda e atrativos que levarão os turistas a conhecerem a natureza da região de perto.
As mudanças serão feitas para responder à demanda de viajantes brasileiros. A busca por cidades históricas mineiras têm crescido nesse período pós-pandemia. Além de preservarem estruturas seculares, como casarões, monumentos e ruas de paralelepípedos, os destinos são cercados de montanhas e florestas.
Ouro Preto não é o único destino mineiro visitado na região. As cidades localizadas nos arredores, como Congonhas, Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete, também têm recebido visitas, sobretudo, de trilheiros e ciclistas.
A ordem de serviço para a restauração da estação ferroviária já foi assinada. O projeto será executado em três fases. A restauração do prédio será a primeira entrega, seguida da extensão da área e construção de novas estruturas e do paisagismo, com placas informativas.
Via: Estado de Minas.