Estados Unidos coloca Brasil na mesma lista de risco do Canadá, Alemanha e outros países!
O Brasil foi removido da lista de nível 4, considerado risco muito alto, para a de nível 3, considerado risco alto, do controle acerca da pandemia de COVID-19 do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC, em inglês).
Agora, o país passa a estar na mesma classificação de países como Canadá, México, Alemanha, Suécia, Finlândia, Emirados Árabes e Chile.
Apesar disso, as restrições para a entrada de brasileiros permanecem. Elas foram impostas por uma ordem executiva presidencial, não por uma ordem do CDC, ou seja, cabe ao presidente Joe Biden liberar as viagens. Por enquanto, o Brasil ainda é considerado um país não recomendado para americanos visitarem e com risco considerável de contaminação de COVID-19.
- Confira ainda! Réveillon 2022: Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e outras cidades já planejam festas!
Sendo assim, viajantes brasileiros que queiram ir para os Estados Unidos devem passar 14 dias em outro país antes de ingressar em território americano. Muitos viajantes têm escolhido o México como nação para fazer essa ponte devido à proximidade com os EUA.
Entretanto, por conta da grande quantidade de brasileiros entrando no México (inclusive ilegalmente para cruzar a fronteira para os Estados Unidos), o país tem estudado maneiras de reduzir a entrada de pessoas vindas do Brasil. Por enquanto, nenhuma decisão oficial foi tomada.
Recomendações para viajantes da lista de nível 3
O CDC recomenda que viajantes de países da lista de nível 3 estejam completamente vacinados antes de viajar. Viajantes não vacinados devem evitar viagens não essenciais, ou seja, de turismo.
“Viajantes totalmente vacinados têm menos probabilidade de obter e espalhar Covid-19. No entanto, viagens internacionais apresentam riscos adicionais e até mesmo viajantes totalmente vacinados podem estar em maior risco de obter e possivelmente espalhar algumas variantes do Covid-19”, afirmou o CDC.
Via: Travel of Path.