O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já começou a planejar a reabertura das fronteiras do país para retornar com as viagens não-essenciais. O governo está criando grupos de trabalho com outros países, como Canadá, México e Reino Unido, para suspender as restrições de entrada de estrangeiros.
“Esperamos que esses grupos de trabalho de especialistas nos ajudem a usar nossa experiência coletiva para traçar um caminho a seguir, com o objetivo de retomar as viagens internacionais com nossos principais parceiros”, disse um funcionário da Casa Branca.
- Veja também! Nova companhia aérea brasileira Nella Linhas Aéreas vai receber cinco aeronaves Airbus até 2022
O presidente da USA Travel Association, Roger Dow, expressou otimismo com a notícia. “Acreditamos que uma força-tarefa público-privada pode desenvolver rapidamente um plano para reabrir as viagens internacionais de entrada e impulsionar um trabalho sustentável e a recuperação econômica”, afirmou ele.
Até 21 de julho, contudo, as fronteiras com o Canadá e o México permanecerão fechadas para viagens não-essenciais. Na semana passada, já foram realizadas algumas reuniões desses grupos de trabalho com as respectivas nações. Elas buscaram encontrar métodos seguros e sustentáveis para reabrir as fronteiras oficialmente.
Enquanto isso, o Canadá pretende iniciar um programa de fases para prosseguir com a flexibilização de restrições de entrada de estrangeiros no país. Detalhes serão compartilhados a partir do dia 5 de julho e terão cidadãos e residentes completamente vacinados como público-alvo.
Tanto o presidente americano quanto o presidente canadense, Justin Trudeau, estão sofrendo pressão dos cidadãos dos respectivos países para providenciar a reabertura das fronteiras devido ao avanço da vacinação.
Via: Mercado & Eventos, CTV News e POLITICO.