Estônia facilita aplicação de ‘residência digital’ para brasileiros

Agora, brasileiros têm mais facilidade de obter a “residência digital” da Estônia! Um escritório abriu em São Paulo, facilitando o processo de aplicação para interessados em iniciar um negócio no país europeu. Antes, somente era possível adquirir um cartão e-Residency em Portugal.

O endereço do escritório em São Paulo é: Av. São Luis, 112 , Cj. 404, República.

O que é o cartão e-Residency?

O e-Residency permite que freelancers, nômades digitais, empreendedores e qualquer indivíduo não residente faça negócios facilmente na Estônia. É possível abrir uma empresa de forma 100% online, consequentemente levando o seu negócio para o continente europeu.

Desde que foi criado, em 2014, o e-Residency já atraiu cerca de 80 mil e-residentes de 170 países. O Brasil possui o maior número de aplicações à residência digital da América do Sul.

No geral, esta forma de residência é benéfica para empresários que desejam obter uma empresa europeia em uma jurisdição de prestígio. As empresas estonianas não são obrigadas a pagar impostos sobre lucros retidos. Por exemplo, se o lucro do empreendimento for utilizado para o desenvolvimento da empresa, o imposto será igual a 0%.

Donos de empresas digitais também não precisam se preocupar com papelada. Com o cartão e-Residency, poderão assinar quaisquer documentos com uma assinatura digital. Além disso, a burocracia no país europeu é normalmente mínima.

Como aplicar para o e-Residency?

O interessado deve preencher um formulário digital, encontrado no site da residência digital, e anexar uma foto, uma digitalização do passaporte e uma explicação dos motivos pelos quais deseja solicitar a e-Residency.

Após enviar a inscrição, é preciso esperar entre 4 e 6 semanas para que a verificação de dados seja realizada. O governo da Estônia cobra uma taxa de € 100 pelo processamento da solicitação.

O interessado pode obter o seu cartão de identificação digital de residente na Estônia em escritórios oficiais do governo e na embaixada e no consulado da Estônia. Pode haver uma taxa de emissão dependendo do país.

Para saber mais sobre este benefício, acesse o site do programa de e-Residency neste link.

Leia também
Mercado brasileiro impulsiona LATAM a transportar 87,4 milhões de passageiros em 2025

O mercado brasileiro teve papel decisivo no desempenho da LATAM Airlines em 2025. Ao longo…

Brasileiros estão viajando mais para fora do país — e estes destinos lideram os planos para 2026

Mendoza. Viajar para fora do Brasil voltou a ser prioridade para muitos brasileiros. O que…

Mastercard surpreende viajantes com cápsula de descanso gratuita no Aeroporto do Galeão

Quem vai embarcar em voos internacionais pelo Rio de Janeiro em 2026 pode encontrar uma…

Sair da versão mobile