Europa questiona Portugal sobre visto que permite entrada de brasileiros e outros estrangeiros

Viajante com a bandeira de Portugal

Atenção, brasileiros em Portugal: a União Europa (UE) abriu um processo contra Portugal para questionar o uso do visto de residência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Em março deste ano, Portugal sancionou uma lei que concede “residência automática” a cidadãos dos países que formam a CPLP. Entre eles estão o Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e mais.

Titulares da autorização de residência podem permanecer em Portugal por 365 dias e possuem permissão para trabalhar, ingressar cursos, alugar imóveis, dentre outras atividades.

A lei foi idealizada para aprimorar o processo de solicitação de residência permanente no país que, anteriormente, levava até dois anos para ser concluído. Na época em que a lei foi sancionada, mais de 150 mil pessoas esperavam pelo sinal verde da imigração portuguesa.

Para a Comissão Europeia, portadores do visto da CPLP não podem visitar outros países-membros do bloco ou permanecer em um território fora de Portugal por mais de 90 dias, que é o limite de circulação na UE para turistas estrangeiros.

O CPLP viola o acordo de Schengen, o qual define os espaços de livre circulação na Europa, segundo a Comissão. Além disso, o regulamento da UE estabelece um modelo uniforme de título de residência para cidadãos de países fora do bloco europeu.

No início desta semana, o governo português anunciou que o acordo de mobilidade entre Portugal e os países da CPLP permanecerá de pé.

O secretário dos Assuntos Europeus em Portugal, Tiago Antunes, garantiu que o país não adotaria a medida se achasse que ela violava o acordo de Schengen. Segundo ele, a abertura do processo pegou o governo de Portugal de surpresa e não há incompatibilidade entre a residência automática para cidadãos de países da CPLP e o acordo.

Via: G1.

Leia também
Aeroporto de Porto Alegre deve permanecer fechado até setembro; venda de passagens estão suspensas

O Aeroporto Int. Salgado Filho, em Porto Alegre, deve permanecer fechado até o mês de…

Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…