Excesso de turismo: 8 cidades europeias abarrotadas de turistas
O turismo é uma parte fundamental da economia de qualquer país e, por isso, as atividades turísticas são exaustivamente incentivadas. Mas, ultimamente, alguns destinos europeus têm sofrido com o excesso de turistas em seus territórios.
A movimentação excessiva de viajantes perturba os moradores locais e apresenta riscos ao meio ambiente e ao patrimônio público.
Além disso, destinos das rotas tradicionais de turismo costumam concentrar uma quantidade enorme de viajantes, enquanto outros destinos turísticos dos países não recebem os tão desejados visitantes.
A Forbes reuniu quais são os destinos europeus que mais recebem visitantes estrangeiros ou de outras partes do país. São eles:
Roma (Itália)

Roma, capital da Itália, recebeu a visita de 26 milhões de turistas em 2022. Por conta disso, a cidade adotou uma série de medidas para controlar multidões em pontos turísticos e áreas importantes da cidade, como multar viajantes por comerem em fontes italianas.
Praga (República Tcheca)

Praga, capital da República Tchecha, recebe oito milhões de turistas todos os anos. O destino tem apenas 1,3 milhão de habitantes.
Dubrovnik (Croácia)

Famoso destino de cruzeiros, Dubrovnik recebe mais de 1,5 milhões de turistas anualmente. A fama do destino também se dá pela série “Game of Thrones”, para a qual foi cenário de múltiplas cenas. Recentemente, a cidade proibiu que viajantes andem com malas de rodinhas pela cidade para combater a poluição sonora.
Amsterdã (Holanda)

Tradicional destino de viajantes brasileiros, a capital holandesa, Amsterdã, recebe 18 milhões de visitantes por ano.
Barcelona (Espanha)

Cerca de 9,7 milhões de turistas passaram por Barcelona, na Espanha, no ano passado. A cidade tem apenas 1,6 milhão de habitantes. O destino trava uma batalha longa com o turismo excessivo, o qual perturba os moradores.
Lisboa (Portugal)

Lisboa, capital de Portugal, também tem uma população pequena: apenas 1 milhão de habitantes. Mas, ao longo do ano, a cidade recebe entre quatro e cinco milhões de turistas.
Dublin (Irlanda)

Dublin, capital irlandesa, recebe aproximadamente 11 turistas por residente. A cidade tem somente 540 mil moradores, além de ser um popular destino de intercâmbio e imigração entre brasileiros.
Tallinn (Estônia)

Com somente 426 mil habitantes, a capital da Estônia, Tallinn, recebe 10 turistas por habitante durante a época mais movimentada do ano: o verão europeu.