Excesso de turismo: 8 cidades europeias abarrotadas de turistas

O turismo é uma parte fundamental da economia de qualquer país e, por isso, as atividades turísticas são exaustivamente incentivadas. Mas, ultimamente, alguns destinos europeus têm sofrido com o excesso de turistas em seus territórios.

A movimentação excessiva de viajantes perturba os moradores locais e apresenta riscos ao meio ambiente e ao patrimônio público.

Além disso, destinos das rotas tradicionais de turismo costumam concentrar uma quantidade enorme de viajantes, enquanto outros destinos turísticos dos países não recebem os tão desejados visitantes.

A Forbes reuniu quais são os destinos europeus que mais recebem visitantes estrangeiros ou de outras partes do país. São eles:

Roma (Itália)

Roma, capital da Itália, recebeu a visita de 26 milhões de turistas em 2022. Por conta disso, a cidade adotou uma série de medidas para controlar multidões em pontos turísticos e áreas importantes da cidade, como multar viajantes por comerem em fontes italianas.

Praga (República Tcheca)

Praga, capital da República Tchecha, recebe oito milhões de turistas todos os anos. O destino tem apenas 1,3 milhão de habitantes.

Dubrovnik (Croácia)

Famoso destino de cruzeiros, Dubrovnik recebe mais de 1,5 milhões de turistas anualmente. A fama do destino também se dá pela série “Game of Thrones”, para a qual foi cenário de múltiplas cenas. Recentemente, a cidade proibiu que viajantes andem com malas de rodinhas pela cidade para combater a poluição sonora.

Amsterdã (Holanda)

amsterdam

Tradicional destino de viajantes brasileiros, a capital holandesa, Amsterdã, recebe 18 milhões de visitantes por ano.

Barcelona (Espanha)

Barcelona

Cerca de 9,7 milhões de turistas passaram por Barcelona, na Espanha, no ano passado. A cidade tem apenas 1,6 milhão de habitantes. O destino trava uma batalha longa com o turismo excessivo, o qual perturba os moradores.

Lisboa (Portugal)

Lisboa, capital de Portugal, também tem uma população pequena: apenas 1 milhão de habitantes. Mas, ao longo do ano, a cidade recebe entre quatro e cinco milhões de turistas.

Dublin (Irlanda)

Dublin, capital irlandesa, recebe aproximadamente 11 turistas por residente. A cidade tem somente 540 mil moradores, além de ser um popular destino de intercâmbio e imigração entre brasileiros.

Tallinn (Estônia)

Com somente 426 mil habitantes, a capital da Estônia, Tallinn, recebe 10 turistas por habitante durante a época mais movimentada do ano: o verão europeu.

Leia também
Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…

Azul cria fundo social humanitário para ajudar as vítimas das enchentes no RS

A Azul criou, em parceria com a Associação Voar, Fundo Social Humanitário para ajudar as…