Fernando de Noronha deixa de exigir teste de COVID-19 para turistas
Turistas e moradores não vão mais precisar apresentar teste negativo de COVID-19 para entrar em Fernando de Noronha a partir da próxima sexta-feira (15).
Ainda será necessário, no entanto, apresentar comprovante digital de vacinação. Ele deverá conter as duas doses da vacina contra a COVID-19 ou a comprovação da dose de reforço no caso das pessoas de 55 anos ou mais.
Adolescentes entre 12 e 17 anos também deverão apresentar certificado de vacinação com, pelo menos, uma dose da vacina. Crianças de até 11 anos, por outro lado, não precisarão apresentar comprovante de vacinação.
A testagem de turistas na saída do arquipélago continuará em rigor, mas com algumas mudanças. Antes, 30% dos passageiros eram sorteados para realizar o teste de COVID e, agora, somente 20% serão testados aleatoriamente.
“Os avanços da vacinação e a redução dos números da Covid no país nos dão a segurança de flexibilizar um pouco mais o protocolo, mas sem abrir mão da exigência da vacina”, afirmou o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha.
A população adulta do arquipélago mais cobiçado do Brasil está 100% vacinada contra o coronavírus com, pelo menos, duas doses. A Secretaria de Saúde do Estado e a administração de Noronha reafirmam o compromisso com a monitoração da situação epidemiológica tanto do país quanto da ilha.
A expectativa é que à medida que houver avanços na vacinação contra a COVID-19 no Brasil, todos os menores de 18 anos deverão apresentar o esquema vacinal completo para viajar ao arquipélago.
Via: JC.